MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Oito empresas já foram autuadas por descumprimento de normas de segurança

Publicada em 21/04/2020
Oito empresas já foram autuadas por descumprimento de normas de segurança | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Desde a retomada das atividades em horário parcial do comércio até a manhã de segunda-feira, dia 20, a Vigilância em Saúde já aplicou oito autuações em empresas de Bagé. Em uma delas, a penalidade foi aplicada na quinta-feira, primeiro dia da retomada. Outras quatro foram realizadas no sábado e, na manhã de segunda-feira, mais três foram autuadas.
Conforme explica o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, as principais motivações para aplicações de autuações são aglomeração de pessoas, abertura do comércio fora do horário estipulado no decreto 059/2020, das 13h às 18h30min, e circulação de pessoas sem máscaras no interior das empresas. "As empresas não são obrigadas a fornecer máscaras para os clientes, apenas para funcionários, mas algumas já estão fazendo para evitar autuações neste sentido", explica.
Gomes explica que, em um primeiro momento, a empresa é autuada por descumprimento. A partir disso, a loja tem 15 dias para entregar a defesa que, caso não seja aceita, pode motivar a aplicação de multa, que varia de 1 a 50 URP (Unidade de Referência Padrão). Cada URP tem valor estipulado de R$ 972. Ou seja, as multas podem chegar a quase R$ 50 mil. Em caso de reincidência, o comércio pode receber interdição cautelar e fechar as portas.
As medidas de segurança e restrição se aplicam tanto para lojas de vestuário, serviços, eletrônicos e móveis quanto para empresas voltadas ao ramo da alimentação, como mercados e padarias.
O coordenador da Vigilância em Saúde adianta, ainda, que em virtude do grande número de pessoas circulando pelas ruas, o próximo decreto municipal poderá conter um artigo proibindo a circulação de pessoas nas ruas sem máscara. A partir disso, está sendo estudada possíveis formas de autuação e penalidades para quem descumprir o decreto.
A equipe de fiscalização coordenada por Gomes é composta por 70 pessoas, sendo 30 fiscais da Vigilância Sanitária e 40 servidores da Prefeitura que atuam na conscientização e instrução dos clientes.
 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br