MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Daeb anuncia aquisição de filtro para reativação de Pedreira

Publicada em 23/04/2020
Daeb anuncia aquisição de filtro para reativação de Pedreira | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Hídrico de estrutura na Zona Leste será utilizada como reserva técnica pela autarquia

Com o baixo nível das barragens e aumento de 7% no consumo de água no município mesmo com o racionamento, o Departamento de Água, Arroio e Esgotos de Bagé (Daeb) já estuda novas medidas para evitar o colapso no sistema de abastecimento.  A aquisição de filtro para um possível uso da pedreira localizada nos fundos do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) é uma das possibilidades. Por enquanto, a autarquia está elaborando um termo de referência com as especificações técnicas, como vazão, para aquisição do equipamento. O local pode abastecer sozinho parte da zona leste do município.

De acordo com o diretor do Daeb, Marcio Pestana, o uso da água da pedreira será utilizado como reserva técnica. “É nosso plano C”, ressalta. Pestana relata que, por enquanto, serão reativados os poços artesianos Malafaia 2 e Emergencial e, nos próximos dias, iniciará a reativação do poço Castro Alves.  

Além disso, conforme o diretor, será realizada a transferência de água de uma reserva da empresa Britasul, que disponibilizou o local para retirada de água pelos caminhões-pipa do Exército, que deverá ser colocada diretamente na barragem Emergencial.

Nesta quarta-feira, o racionamento completou um mês e a situação das barragens continua crítica, pois não há ocorrência de chuvas na região e o déficit hídrico só aumenta. As barragens estão em estado preocupante. A Sanga Rasa está 6 metros abaixo do nível normal. O Piraí está 4,80 metros negativos. A Emergencial está 0,9 metros aquém da normalidade. A precipitação registrada, até o momento, nos quatro primeiros meses do ano, foi de apenas 247,2 milímetros. No mesmo período, em 2019, choveu 616,2 milímetros.

A autarquia segue solicitando que a população não realize o consumo de água potável para situações não essenciais, como lavagem de carros, calçadas e fachadas. Os desperdícios, proibidos por Decreto Municipal, podem ser denunciados pelos telefones 08005102219, 115 e 32407800.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br