MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Nutricionista dá dicas de alimentação em tempos de isolamento

Publicada em 23/04/2020
Nutricionista dá dicas de alimentação em tempos de isolamento | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Não basta comprar alimentos não perecíveis

Uma  alimentação saudável e adequada há muito tem sido demonstrada como principal forma de evitar manter uma boa saúde. "Estamos vivendo uma pandemia que, literalmente, está afetando a vida de todo o mundo. Uma nova forma de viver, agora nos impõe novos hábitos e talvez seja justamente este o momento de fazermos aquelas mudanças nos hábitos alimentares que adiávamos por falta de tempo", sugere a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Urcamp, Mirtes Dalmaso.
A especialista salienta que, até o momento, não existem alimentos ou suplementos alimentares capazes de evitar ou prevenir a infecção pelo coronavírus. Porém, Mirtes frisa que está amplamente comprovado que uma alimentação adequada contribui para o fortalecer do sistema imunológico e diminuir os efeitos ou piores desfechos de uma possível infecção.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) elaborou algumas dicas e recomendações para uma dieta saudável e consciente, evitando desperdícios e diminuindo os efeitos da pandemia na segurança alimentar e nutrição, que podem ser úteis neste momento, que Mirtes compartilha com nossos seguidores:

1.   Fortaleça seu sistema imunológico por meio da alimentação

Aumente o consumo de frutas e legumes, com pelo menos cinco porções por dia. Eles contêm muitas vitaminas A e C, além de antioxidantes, que ajudarão a combater infecções. Coma legumes (feijões) pelo menos três vezes por semana: são conservados por um longo tempo, são baratos e ajudarão a mantê-lo saudável, porque são ricos em proteínas e ferro.

2.   Não basta comprar alimentos não perecíveis

Em vez de comprar muito macarrão e arroz, compre frutas e legumes. Você comprou frutas e vegetais extras? Não tem problema: limpe, corte e congele. Você os terá prontos para sua próxima preparação. Prefira legumes e frutas em vez de biscoitos, lanches e doces.

3.   Planeje sua compra: compre o que for necessário e justo

Este não é apenas um ato de empatia com outros consumidores que também precisam estocar, mas ajuda a evitar o desperdício de alimentos e melhora a economia da sua casa.

4.   Não jogue fora suas sobras

Se você cozinhar demais, congele suas refeições para durar mais tempo, para evitar desperdícios, além de ter uma preparação pronta para outra ocasião, sem muito esforço. Lembre-se: os alimentos devem estar em boas condições para consumi-los.

5.   Beba bastante água

Beba pelo menos dois litros de água por dia para se manter hidratado e apoiar o sistema imunológico.

6.   Faça seu orçamento render

Se seu orçamento for limitado, recomendamos que você de preferência a água do que refrigerantes. Dê uma boa olhada no que você tem na despensa e na geladeira. Compre os produtos de acordo com a duração.

7.   Cozinha em família

O confinamento em que muitos de nós nos encontramos também é uma oportunidade de cozinhar em casa e introduzir as crianças nessa atividade para que aprendam hábitos alimentares saudáveis desde pequenos.


A prevenção do coronavírus deve ser feita, como já amplamente divulgado, através de medidas como:

  • Higienizar as mãos várias vezes ao dia;
  • Cobrir com o antebraço ou lenço de papel nariz e boca, ao tossir ou espirrar;
  • Evitar aglomerações;
  • Ficar em casa
  • Ser solidário com aqueles que precisam de nós.

 

"A pandemia vai passar, mas os bons hábitos devem ficar", sugere a nutricionista.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br