MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Primeira Estação de Tratamento de Água de Hulha Negra está em fase de implantação

Publicada em 23/04/2020
Primeira Estação de Tratamento de Água de Hulha Negra está em fase de implantação | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Obras civis estão em andamento e são necessárias antes do início da montagem das estruturas

Em etapa de obras civis, a primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) de Hulha Negra vai estabelecer um novo parâmetro para o sistema de abastecimento no município. Localizada próxima ao Clube Concórdia, na Trigolândia, a estrutura, que está sendo viabilizada pela UTE Pampa Sul por meio de um convênio com a prefeitura, terá capacidade de tratamento de 20 metros cúbicos (m³) de água por hora, atendendo as necessidades de abastecimento do município por muitos anos, conforme as previsões de crescimento. O gerente da UTE Pampa Sul, Renato Schimitd Barbosa, explica que a ETA será composta por uma série de componentes montados em fábrica, o que agiliza o seu processo de instalação.
“Após a terraplenagem do terreno, estamos na etapa de obras civis que incluem fundações para os tanques e demais estruturas, além de um prédio de alvenaria que abrigará o laboratório de água e a sala dos painéis de controle das bombas. Na sequência, será iniciada a montagem dos componentes, como tanques e bombas, que já estão prontos e foram entregues para a empresa que está executando a obra da ETA. A expectativa é que ainda no primeiro semestre deste ano, a ETA esteja concluída”, destaca Barbosa.
A ETA de Hulha Negra será semelhante a ETA instalada na sede de Candiota, em 2018, também por meio de parceria com a UTE Pampa Sul, tendo inclusive o mesmo fornecedor dos equipamentos. O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, lembra que o município é abastecido por água de poços artesianos e que a ETA é fundamental para a melhoria na captação de água. “É um passo determinante para ajudar resolver um problema histórico de Hulha Negra: a falta de água potável. Hoje a administração enfrenta dificuldades para distribuir água para toda a comunidade e a construção desta ETA, aliada as ações que estamos realizando, certamente é o caminho certo para garantir água potável para nossa comunidade”, destaca.


Adutora
O município de Hulha Negra também será beneficiado com a construção de uma nova rede de água que fará a interligação entre a barragem da UTE Pampa Sul e a nova ETA, permitindo que o município seja abastecido pelo reservatório de água da Usina. A adutora terá 7,9 quilômetros de extensão e para a garantia da segurança da sua execução foi necessário contratar um projeto para a obra, que passará pelas margens da estrada no trajeto. A expectativa é que o projeto esteja concluído no mês de abril, quando poderá ser iniciada a tomada de preços para contratação da empresa que executará a obra da adutora.
“A obra da adutora precisa contemplar todas as especificidades e necessidades do município para entregar a água com segurança na ETA, por isso, a necessidade do projeto. Nossa expectativa é que após estas etapas, a obra possa ser iniciada e concluída em até oito meses. Até lá, a ETA, que deverá ser concluída antes, aguardará para início da operação”, destaca Barbosa.
Outra etapa do convênio entre a prefeitura de Hulha Negra e a UTE Pampa Sul previa o repasse de materiais como tubulações e conexões necessários para a ligação da ETA com a sede do município. Por parte da UTE Pampa Sul, a entrega dos materiais já foi realizada e, agora, a prefeitura deverá executar a obra, que permitirá que a sede de Hulha Negra e as propriedades da estrada entre a Trigolândia e a sede, também sejam abastecidas pela água vinda da nova ETA.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br