MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Secretaria Municipal de Educação terá apoio da Urcamp na capacitação para videoaulas

Publicada em 23/04/2020
Secretaria Municipal de Educação terá apoio da Urcamp na capacitação para videoaulas | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Depois de associar-se para a instalação do Hospital de Campanha em parceria com a prefeitura e outras entidades na área da saúde, a Urcamp marca mais uma relevante parceria na luta contra a Covid-19. Agora, é a vez da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional contar com apoio da Instituição de Ensino Superior para a capacitação de professores no enfrentamento de outro desafio, oferecer aulas durante o período de distanciamento social. Nesta quinta-feira, dia 23, às 15h, uma videoconferência vai reunir professores da Urcamp e do município em uma capacitação voltada à produção de videoaulas.
O encontro virtual que vai ocorrer mediante aula ministrada pela internet, será apresentado pelo jornalista e mestre em Educação, Glauber Pereira, que pretende reunir as principais orientações do projeto MovieAula, desenvolvido durante o ano de 2019 para os professores da Urcamp. "A ideia é resumir nossos resultados positivos e adaptar algumas linguagens e técnicas para a oferta de videoaulas também de acordo com as demandas dos professores do município", antecipa Pereira. Já as dicas para diminuir a inibição e técnicas para melhorar a apresentação dos conteúdos serão oferecidas pela professora e especialista Roberta Mércio.
Para a reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, a parceria reconhece a importância das preparações anteriores para o ensino híbrido e para o projeto de EAD que acabaram determinando o sucesso da instituição na sua iniciativa de manter as aulas virtualizadas no período do distanciamento e de trabalho remoto ou home office. "E agora, é mais importante ainda porque podemos também contribuir com toda a comunidade na parceria com a secretaria municipal" declara Lia. Já a pró-reitora de ensino, Virgínia Paiva Dreux, lembra que o esforço da Urcamp é uma das iniciativas pioneiras entre as instituições de ensino superior do estado, "porque, na Urcamp, as aulas têm sido mantidas em videoconferências durante os mesmos períodos de duração das aulas presenciais em todos os dias da semana", revela.

Aulas para todos na internet e na TV Câmara
Para a secretária municipal de Educação, Adriana Lara, essa experiência capacita a Urcamp no compartilhamento de ideias e vivências quando o tema é manter ensino de qualidade. "E para nós que temos o compromisso de oferecer educação para todos, ainda que enfrentemos desafios jamais imaginados, buscamos em práticas já consolidadas os melhores exemplos para dar condições aos professores do município nesta nova tarefa", explica a secretária. Conforme Adriana, uma parceria com a TV Câmara vai oportunizar que os conteúdos do semestre letivo sejam transpostos para o modelo de videoaulas gravadas pelos professores municipais e difundidas não só pela internet, mas também para os alunos que não possuem acesso à rede mundial ou aparelhos de telefonia móvel. "Com isso, estamos nos cercando de parceiros para dar as melhores garantias de que o maior número possível de estudantes receba os conteúdos e a atenção dos professores durante o período de distanciamento social. É um esforço pela educação e pela qualidade", avalia.

O projeto Movieaula
O recurso da videoaula da Urcamp é gerenciado pelo projeto Movieaula, coordenado pelo jornalista e mestre em educação Glauber Pereira. A atividade é uma proposta da Pró-reitoria de Ensino da Urcamp, desenvolvida para apoiar a gravação de conteúdos em audiovisual dos professores da instituição. O trabalho diversifica atividades do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), curso de Jornalismo, e Núcleo de Atendimento Docente, Discente (NADD). O trabalho de produção tem cooperação teórica da coordenadora do NEAD, Christian Severo, e da coordenadora do NADD, Josefa Souza. A edição e pós-produção das videoaulas é exercida pelo jornalista Jeferson Vainer, que também monitora os projetos de audiovisual do curso de Jornalismo.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br