MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Cidades da região devem receber compensações por atividades de mineração

Publicada em 24/04/2020
Cidades da região devem receber compensações por atividades de mineração | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Candiota concentra principais atividades do setor em âmbito regional

Os municípios de Bagé, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado deverão receber compensação financeira por serem afetados pela existência de ferrovias utilizadas para o transporte de minério ou estruturas de mineração que viabilizam o aproveitamento industrial de jazidas. A relação de prefeituras beneficiadas foi divulgada pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Os valores que devem ser repassados para cada cidade não foram definidos, por que as prefeituras que não integram a lista ainda têm prazo para apresentar recurso.
Os recursos, provenientes da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), servem como compensação para municípios com atividade de mineração e também aos locais por onde passam ferrovias, a exemplo de Bagé e Hulha Negra. De acordo com a legislação em vigor desde 2018, municípios enquadrados como afetados pela atividade de mineração, mas que não têm produção em seus territórios, recebem 15% do valor total da CFEM recolhida das empresas de exploração mineral.
Candiota, que recebe o CFEM por abrigar atividade de mineração de carvão, também vai receber, até o final de 2020, a compensação por sediar outras estruturas de mineração. A cidade já recebe a maior parcela, entre os municípios da região, totalizando, em 2019, pouco mais de R$ 1,9 milhão. Pedras Altas deve receber recursos do CFEM por conta do impacto gerado pela exploração de calcário, enquanto Pinheiro Machado deve receber pelo impacto provocado por atividades de exploração de granito.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br