MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Sebrae realiza levantamento para mapear tendências online no campo

Publicada em 25/04/2020
Sebrae realiza levantamento para mapear tendências online no campo | Empreendedor | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ação acontece em parceria com a Embrapa para entender quais tecnologias estão sendo utilizadas no planejamento agropecuário, principalmente para os pequenos negócios do setor

O Sebrae, em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), está realizando um levantamento on-line sobre tendências, desafios e oportunidades em agricultura digital. A iniciativa pretende levantar as novas tecnologias que estão sendo utilizadas no setor, como os aplicativos de celular, programas de computador, sensores, imagens de satélites, veículos aéreos não tripulados (vants) e drones usados no planejamento agrícola, no manejo, na colheita, na comercialização e no transporte de insumos e da produção agropecuária do país.
Os resultados do levantamento servirão para orientar as novas pesquisas e inovações. Além disso, o diagnóstico apresentado ajudará na elaboração de estratégias de fortalecimento dos pequenos negócios que oferecem soluções digitais para agregar valor e aumentar a competitividade e sustentabilidade. A pesquisa é voltada para os produtores rurais com atuação em diferentes atividades agropecuárias, além de empresários e prestadores de serviços em agricultura digital, principalmente pequenos negócios.
O analista do Núcleo de Agronegócios de Competitividade do Sebrae, Victor Ferreira, afirma que o levantamento iniciou na semana passada e faz parte de uma das ações de estudos que serão desenvolvidas na parceria entre Sebrae e Embrapa. “Nosso objetivo é levantar dados para consolidar os estudos e criar estratégias para trabalhar de forma mais eficiente para os pequenos negócios rurais”, observa. Ele explica que os agricultores que atuam no segmento têm como principal gargalo o uso da tecnologia no setor: “O questionário vai nos ajudar a aprofundar o conhecimento no acesso e uso das tecnologias digitais no agro”. Hoje as pequenas propriedades representam entre 80% e 85% do setor de agronegócios e possuem uma grande demanda no uso de ferramentas digitais.
O pesquisador da Embrapa, Édson Bolfe, coordenador do estudo, ressalta que, apesar de o país possuir um grande potencial na transformação digital da agricultura e muitas soluções já vêm sendo desenvolvidas por instituições de pesquisa, universidades, empresas e startups, ainda há lacunas de informação. Isso, segundo ele, ocorre especialmente com relação a tecnologias da área de sensoriamento remoto. “São fundamentais para amparar decisões estratégicas em novas pesquisas e negócios que querem inovar na solução de problemas reais e atender nichos no setor agropecuário”, observa Bolfe.
O uso de imagens de satélites, dos vants e drones, além de dados de sensores instalados no solo serão os principais meios do monitoramento. “São tecnologias utilizadas para mapear os níveis de produtividade da lavoura, monitorar a ocorrência de pragas, doenças e as condições do solo, clima e planta, ou ainda que ajudam no gerenciamento de sistemas de irrigação e na elaboração do Cadastro Ambiental Rural”, explica Lúcio Jorge, que é pesquisador da Embrapa Instrumentação, de São Carlos (SP), também integrante da equipe de estudo do levantamento digital.
O levantamento conta com o apoio de instituições e organizações públicas e privadas ligadas ao setor produtivo agropecuário e de geotecnologias. Estão previstas ainda a realização de entrevistas com especialistas e tomadores de decisão e a análise de documentos técnico-científicos e de políticas públicas. A iniciativa integra o projeto "Inteligência estratégica para pequenos negócios rurais: agregação de valor e tecnologia", realizado pela Embrapa e o Sebrae por meio de um convênio de cooperação técnica, com apoio da Fundação Eliseu Alves (FEA).

Galeria de Imagens
Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br