MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Prazo para inscrição no Bolsa Juventude Rural termina dia 30

Publicada em 26/04/2020

Até o dia 30 de abril, jovens moradores de zonas rurais do Rio Grande do Sul podem se inscreve para uma das 471 bolsas de estudo concedidas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Pelo Programa, os jovens inscritos recebem auxílio de R$ 200 mensais, pagos por um período de dez meses.

Para saber mais informações, documentação necessária, compromissos e benefícios do programa, interessados devem entrar em contato com a Emater/RS-Ascar – conveniada à Seapdr. Para participar, o jovem precisa atender a requisitos como estar matriculado no segundo ou no terceiro ano do ensino médio, em escolas públicas estaduais ou em instituições sem fins lucrativos e de caráter comunitário, ter entre 15 e 29 anos, ter Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa e ter baixa renda bruta familiar.

Neste ano serão concedidas 471 bolsas, sendo 200 para alunos do 2º ano e 271 para alunos do 3º ano do ensino médio. Como novidade, o programa está exigindo o envio de um pré-projeto, junto à documentação mínima determinada pela lei. Esse pré-projeto deverá servir de base para a elaboração do projeto produtivo, que é a contrapartida obrigatória apresentada pelo jovem durante o recebimento da Bolsa.

A Emater/RS-Ascar atua na divulgação, orientação para as inscrições e auxilia na elaboração do projeto produtivo e na execução do Programa. A extensionista da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre Magda dos Santos Pereira ressalta que o programa é muito importante, pois estimula e oportuniza a permanência dos jovens no campo, por meio do projeto produtivo que deve ser desenvolvido com a Emater/RS-Ascar e que o jovem deve aplicar na propriedade. "O programa está vinculado à matrícula e frequência escolar, estimulando com isto a permanência e conclusão dos estudos", destaca.

Para a extensionista da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo Doriana Miotto, o Bolsa Juventude Rural é uma ferramenta muito importante de empoderamento, pois possibilita que os jovens possam empreender na propriedade, implantando projetos produtivos que geram trabalho e renda, desenvolvendo diversas áreas do conhecimento, como técnico, de gestão e de relações para além da propriedade. "O programa proporciona o acompanhamento técnico da Emater e incentiva a capacitação dos jovens nas áreas de interesse", afirma Doriana

Na avaliação da extensionista Clarice Böck, desde 2017, quando a Emater/RS-Ascar ingressou no programa, até agora, é possível constatar êxitos, entre eles a motivação dos jovens. "O programa permite a geração de uma atividade produtiva do gosto dele, e no futuro traz renda, além de ser um incentivo para a permanência no campo", avalia Clarice.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br