MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

CGT Eletrosul afirma que manutenção recuperou capacidade de geração da usina de Candiota

Publicada em 27/04/2020
CGT Eletrosul afirma que manutenção recuperou capacidade de geração da usina de Candiota | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Unidade está em operação desde 2011

Em comunicado oficial, direcionado ao mercado, a Eletrobras CGT Eletrosul destaca que 'o ano de 2019 foi pautado na viabilização da execução da grande manutenção, denominada de overhaul, que recuperou a capacidade de geração da Usina Termelétrica (UTE) Candiota III e a continuidade de ajustes operacionais visando a melhoria da eficiência'. “Com o êxito do Projeto Overhaul, a empresa voltou a atender integralmente seus contratos de energia do mercado regulado (CCEARs) e ainda com sobras de montantes de energia comercializados no mercado livre”, pontua a mensagem, ao destacar outros objetivos alcançados com a revisão da unidade.
O planejamento referente ao exercício do ano passado, estabelecido no Plano de Negócios e Gestão 2019-2023, foi baseado em três grandes desafios: a capitalização de dívida; a reestruturação societária através da incorporação da Eletrobras Eletrosul pela Eletrobras CGTEE (que deu origem à Eletrobras CGT Eletrosul); e o overhaul da UTE Candiota III, para recuperação da capacidade e eficiência projetada da usina. “O overhaul foi concluído e os resultados esperados foram atingidos. No mês de dezembro (de 2019), ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária, que aprovou a capitalização da dívida da Eletrobras CGTEE junto à holding, ação esta que reverteu o impacto negativo nos indicadores de desempenho empresarial e as dificuldades para habilitação em novos negócios”, menciona o comunicado.


Eficiência mensurada
Instalada em Candiota, a UTE Candiota III, usina do tipo térmica à vapor, movida a carvão mineral, tem capacidade instalada de 350 megawatts (MW). A energia gerada foi comercializada no 1° Leilão de Energia Nova realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2005, pelo prazo de 15 anos, entrando em operação comercial em 2011. A unidade tem autorização de operação até 2041. O projeto “overhaul”, cujo objetivo era a grande parada de manutenção para recuperação da capacidade e eficiência projetada da usina, foi concluído no ano passado, configurando-se, de acordo com mensagem oficial da CGT Eletrosul, 'na principal iniciativa voltada para maximização dos resultados da empresa'. “Os trabalhos transcorreram dentro do cronograma estabelecido e os resultados almejados foram plenamente atingidos”, menciona.
A companhia finalizou a revisão especial da usina no primeiro trimestre de 2019, com a contratação de serviço especializado de manutenção, supervisão técnica e fornecimento de peças reservas intercambiáveis para manutenção dos diversos sistemas que compõem a unidade. “Sua programação e execução foram feitas conforme as recomendações dos fabricantes dos equipamentos, com o objetivo de recuperar desgastes, corrigir defeitos e implementar eventuais melhoramentos, a fim da recuperação da capacidade e eficiência projetada da usina. A partir da conclusão do overhaul, e com base no novo histórico de geração realizada, foi solicitado à Aneel a elevação da garantia física”, adianta.
O relatório observa, ainda, que 'houve acréscimo na geração térmica total no ano de 2019, em cerca de 12%, comparando-se o mesmo período do ano anterior'. “Este acréscimo foi resultante da melhora na condição operacional da UTE Candiota III, após a realização do processo de overhaul”, especifica. A empresa também informou que 'a receita operacional bruta antes dos ressarcimentos e penalidades atingiu um montante de R$ 706 milhões, representando um aumento na ordem de 13,4% se comparada ao ano de 2018', e que 'a receita operacional líquida, que considera as deduções de impostos, ressarcimento e encargos setoriais, em 2019, alcançou o montante de R$ 482,9 milhões, um acréscimo de 7,0% em relação ao período anterior'. “A principal razão para a melhora de desempenho foi o resultado da performance da usina após a realização do overhaul”, garante.


Função estratégica

A UTE Candiota III está conectada ao Sistema Interligado Nacional e tem função estratégica para controle de tensão do Sistema de Transmissão da região, principalmente em períodos de levante hidráulico. “Adicionalmente, a unidade geradora de Candiota tem fundamental importância para a operação da segunda Interligação Brasil/Uruguai, através da Conversora de Frequência de Melo, em função da garantia da capacidade de fornecimento de energia na região, tanto para exportação quanto para importação”, conforme detalha o relatório.


Avanço ambiental
A CGT Eletrosul informa, através do comunicado, que 'com a recuperação de sistemas auxiliares e de controle ambiental durante o overhaul da UTE Candiota III, foi possível obter significativo ganho operacional e ambiental com a redução da indisponibilidade da unidade geradora e dos impactos ambientais associados ao consumo de água e as emissões atmosféricas'.
A empresa recorda que a utilização de carvão beneficiado é hoje uma realidade em Candiota e reforça que 'está em fase de conclusão a implantação da Planta de Beneficiamento de Carvão Mineral, com capacidade de processar 480 toneladas hora do mineral, que irá melhorar a qualidade do combustível principal utilizado para geração de energia termoelétrica'.
Ainda de acordo com a mensagem oficial, 'a queima de carvão mineral beneficiado proporciona a redução na emissão de poluentes atmosféricos e nos custos operacionais, além de promover ganho de performance e eficiência operacional'. A empresa revelou que também avalia a retomada do Projeto Microalgas, com objetivo de realizar a captura e reciclagem de gás carbônico (CO² ) emitido no processo de combustão.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br