MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Reta final de abril será marcada pelo retorno da chuva no RS, diz Sigma Meteorologia

Publicada em 27/04/2020
Reta final de abril será marcada pelo retorno da chuva no RS, diz Sigma Meteorologia | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Imagem do modelo global Europeu (ECMWF-9 km) mostra projeção de acumulados de chuva em milímetros (mm) até a manhã da próxima quarta-feira (29)

Em boletim publicado na noite de sábado, dia 25, a Sigma Meteorologia apresentou uma projeção do retorno das precipitações pluviométricas no Rio Grande do Sul, inclusive em Bagé, que já completou um mês de racionamento de água devido à forte estiagem que atinge a Rainha da Fronteira.

Conforme a previsão da Sigma, após o domingo ser marcado pelo afastamento do sistema frontal para alto mar, “a aproximação de um amplo anticiclone (sistema de alta pressão) pelo Oceano Atlântico à Sudeste da província de Bahía Blanca na Argentina, deve fazer com os ventos soprem do quadrante Sudeste e Leste/Sudeste no RS e o aquecimento não seja tão significativo”.

Em áreas da fronteira com o Uruguai, especialmente em áreas do Sul do estado (região de Bagé, Jaguarão e Pelotas), destacou a publicação, pancadas de chuva podem vir acompanhadas de trovoadas. “Na segunda-feira (27), a intensificação de um cavado em superfície, o direcionamento e a presença de um intenso transporte de umidade e ar quente do norte do país em direção ao RS e Uruguai, além de uma difluência no escoamento superior da atmosfera, devem favorecer novamente a formação de áreas de instabilidade ao longo do dia, que devem provocar chuva com chance de temporais isolados em áreas da Argentina e Uruguai (que poderão ter altos volumes de chuva de forma localizada) e do Centro-Sul do RS. Em Porto Alegre, pancadas de chuva passageiras e de baixo acumulado não são descartadas, no entanto, a chance de temporais é pequena”, menciona a projeção ao frisar que, “no RS, a frente fria deve chegar entre a tarde de terça e madrugada de quarta-feira (29), trazendo mudança nas direção dos ventos que passam a soprar do quadrante Sudoeste, trazendo queda das temperaturas e sensação de frio. Com relação as chuvas, infelizmente elas serão de fraca intensidade e muito irregulares, com volumes irrisórios pelo Estado, sem cair sequer uma gota em algumas áreas, especialmente em pontos da metade norte”.

A Sigma Meteorologia destaca que, “com relação a chuva, os maiores acumulados de chuva até o início (1°) de Maio devem se concentrarem em áreas do Centro/Sul do Estado, com acumulados entre 10-30 mm (eventualmente maiores em pontos específicos). Em áreas do Norte, Nordeste e Noroeste do estado, nas áreas onde chover, os volumes de chuva serão muito pequenos”.

Galeria de Imagens
Leia também em Estado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br