MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé alcançará aplicação de 2,7 mil testes rápidos

Publicada em 28/04/2020
Bagé alcançará aplicação de 2,7 mil testes rápidos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Novo decreto terá poucas mudanças nas restrições, segundo prefeito

As determinações atuais que têm pautado o isolamento social são válidas até quinta-feira. Porém, a tendência é de que as restrições não tenham mudanças significativas, embora os números tenham praticamente estagnado. O último caso registrado ocorreu no dia 17 de abril. Entretanto, o município passará para um novo processo, que é denominado de Cinturão de Monitoramento. Os detalhes foram expostos em coletiva de imprensa no final da tarde desta segunda-feira (27), com participação do prefeito Divaldo Lara, do secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, e do coordenador Regional de Saúde, Ricardo Necchi.

Conforme Kalil, o período em que as medidas de restrições foram adotadas num formato mais drástico serviu para que a rede pública de saúde estivesse preparada para atender a cidade. Dos 77 leitos hospitalares, segundo eles, três são ocupados, na Santa Casa, por pacientes com suspeita de coronavírus, e outros três por suspeita de H1N1.

Agora, a intenção é expandir a coleta de exames para outras regiões do município. Dos 29 casos confirmados em Bagé, 25 estiveram relacionados a pacientes do centro da cidade, e somente quatro nos bairros. A ideia, portanto, com respaldo do trabalho de preparação montado na rede pública de saúde, é de que haja uma pesquisa mais ampla. De acordo com Kalil, amanhã deve chegar a Bagé uma equipe de epidemiologia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que é ligada à Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). E entre quinta e sexta-feira, será feita uma pesquisa com 400 coletas.

Posteriormente, chegarão mais 1,3 mil testes rápidos. Com isso, a estimativa da Prefeitura é de que Bagé chegue ao total de 2,7 mil exames feitos. A partir desse diagnóstico que o município traçará quais serão os próximos passos a serem tomados. “Tomaremos decisões com base científica em dados, e não empiricamente”, contextualiza.

Quanto às regras de isolamento, Lara afirma que serão mantidas. Há expectativas de pequenas mudanças que envolverão, diretamente, estabelecimentos comerciais. Os detalhes serão divulgados na quinta-feira, quando será publicado um novo decreto municipal.

Curva achatada

Durante a coletiva, Kalil expôs uma série de gráficos que comparam o crescimento da curva de Bagé em comparação com Porto Alegre e Itália. “O gráfico apresenta um achatamento da curva claro. Saímos com uma curva muito parecida com a de Porto Alegre, de repente, achata. Isso tudo foi decorrente de uma ação muito forte de isolamento, diferente de outros locais do país. Mas isso nos traz uma preocupação: o que fazer nesse momento? Bagé não tem mais o vírus? Tem, sim. Resolvemos nesse primeiro momento, deu tempo para prepararmos os hospitais e criarmos o Hospital de Campanha. Em um momento, fomos até criticados pelo governo do Estado por termos liberado, mas sabíamos o que estávamos fazendo. Criamos uma relação muito forte com a comunidade”, enfatiza.

Com o Cinturão de Monitoramento, Bagé ampliará a identificação do vírus. E para tomar qualquer tipo de medida, Kalil afirma que há um diálogo permanente com o Ministério Público, no sentido de utilizar indicadores como base para gerar qualquer forma de flexibilização.

Isolamento prossegue

Segundo Lara, o trabalho científico que será feito no Cinturão de Monitoramento ressalta ainda mais a importância do isolamento. Uma das ações que retornará são as barreiras sanitárias. “Antes, dizíamos que Bagé é mais contaminante do que contaminada. Agora, somos menos contaminante e precisamos tomar cuidado para não sermos mais contaminados. Vai sair um decreto na quinta-feira, mas não temos previsão de grandes mudanças. O município mantém a mesma linha de estratégia de prevenção e mantém seu foco para que cada dia seja um dia a menos nessa luta”, pontua.

Para Necchi, se o município não tivesse adotado o isolamento assim que houve o registro do caso zero, a situação já teria saído do controle. “Agora, precisamos usar a liberdade com responsabilidade, pois se os casos aumentarem muito, teremos que fechar de novo. Se não tivéssemos tido esse controle, toda a região tinha sido contaminado. Dou os parabéns aos gestores públicos, que fazem um trabalho fantástico”, conclui.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br