MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Comunidade Quilombola e da região de Palmas reclama falta de transporte coletivo

Publicada em 29/04/2020

Há cerca de um mês, a comunidade Quilombola da Região de Palmas, Coxilha das Flores e demais moradores próximos, estão sem transporte coletivo da Linha São João, que faz o percurso entre Caçapava do Sul e Bagé.

Conforme um integrante da diretoria da Associação dos Quilombolas, Vanderlei Alves de Alves, a situação está muito complicada. “Não conseguimos nos locomover, estamos em uma zona rural, longe, não temos como comprar alimentos, remédios. Para sair da localidade temos que ir a cavalo, de carro, gastar com táxi e são cerca de 15 a 20 quilômetros. Alguns moradores ainda mais longe da BR-153”, ressaltou.

Alves comenta que já procuraram saber informações junto à empresa e que eles teriam informado que no dia 1º de maio deste ano iriam tomar alguma decisão sobre isso. “Utilizamos a linha da Stadtbus, que faz ali da Pedra Grande, e passa uma vez por semana - anteriormente eram duas, mas eles tiraram um dia, por causa da situação de pandemia”, comentou.

O diretor da Associação ainda disse que a região está totalmente desabastecida, sem cestas básicas do poder público e sem água potável. “Estamos sem água potável em meio a uma situação que precisamos manter a higiene para combater o vírus e não temos, somente a comunidade quilombola tem cerca de 39 famílias cadastradas e ninguém está auxiliando, nem o poder público, nem ninguém. Tem dois poços perfurados na região há cerca de cinco anos e também não colocaram em funcionamento, temos que buscar água nas barragens, situação muito complicada mesmo”, acrescentou.

Em contato com a São João Empresa de Transportes Rodoviários, o administrador Lázaro Souza explica que o transporte foi suspenso devido à situação de Covid-19. “Estamos parados por determinação do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer) do Governo do Estado, por causa da pandemia e não podemos circular com número elevado de passageiros. Além desta linha, outras também foram suspensas. Estamos aguardando e, talvez, a partir do dia 1º de maio, retornaremos a circular, mas dependemos das deliberações do poder público”, completou.

As linhas que fazem a região da Coxilha das Flores é de Caçapava do Sul/Bagé, saindo segunda, quarta e sexta-feira de Caçapava do Sul, às 7h30min, e retornando às 16h30min, de Bagé.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br