MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Testes rápidos para identificar coronavírus chegam à região

Publicada em 30/04/2020
Testes rápidos para identificar coronavírus chegam à região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Dom Pedrito recebeu lote com 82 exames

Assim como Bagé, as demais cidades que compõem a região da Campanha também serão beneficiadas, pelo governo do Estado, com lotes de testes rápidos sorológicos, com foco na identificação de casos de Covid-19, o novo coronavírus. Recentemente, o governador Eduardo Leite anunciou a distribuição de 25 mil exames para os 497 municípios gaúchos. A distribuição dos kits aconteceu de acordo com a população e o número de casos confirmados. Nesta semana, os gestores públicos de Dom Pedrito, Candiota e Hulha Negra confirmaram o recebimento do material.
Conforme o Departamento de Comunicação de Dom Pedrito, a prefeitura recebeu 82 testes rápidos. A aplicação, segundo o setor, atende o protocolo repassado pelo Estado. O documento oficial aponta que os testes devem ser realizados com prioridade em profissionais da saúde, da segurança e do sistema penitenciário. Pessoas que tiveram contato direto com profissionais desses grupos que testarem positivo para Covid-19 também receberão prioridade para o exame.
Até o fechamento desta edição, Dom Pedrito contabilizava somente um caso confirmado, que, por sinal, já recebeu alta. Ou seja, é considerado recuperado. Tratava-se de uma mulher que se contaminou em Bagé. Houve outra situação, de uma jovem de 22 anos, natural do município, que morreu em Porto Alegre, posteriormente foi diagnosticada com covid-19 e entrou na contagem da Capital da Paz.
Em Candiota, que conta com um caso confirmado, conforme o coordenador de Saúde, Cláudio Hernandes, ao todo, chegaram 100 testes rápidos para a cidade. Numa primeira leva, foram 40 exames. E, num segundo momento, mais 60 foram encaminhados para a Capital do Carvão.
No caso de Hulha Negra, o secretário de Saúde Volnei Vorge informa que o município recebeu 40 testes. Até o momento, nenhum caso confirmado de coronavírus foi registrado. Quanto à utilização dos testes, o secretário informa que a cidade obedecerá o protocolo repassado pelo Estado, contudo, salienta que ainda não foi necessária a realização de exames.

Critérios para repasse dos exames

Para com a realização do teste rápido sorológico, é necessária a coleta de apenas uma gota de sangue, e o resultado fica pronto em até 20 minutos. Ele detecta a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o coronavírus.
Pelo critério de distribuição adotado pelo governo do estado, 231 cidades com menos de 5 mil habitantes devem receber pelo menos uma caixa (o que inclui Aceguá); 157 cidades entre 5 mil e 20 mil habitantes devem receber pelo menos duas caixas (o que inclui Hulha Negra e Candiota); 65 cidades entre 20 mil e 50 mil habitantes devem receber pelo menos três caixas; 25 cidades entre 50 mil e 100 mil habitantes terão pelo menos quatro caixas, enquanto 19 cidades acima de 100 mil habitantes (o que inclui Bagé), terão pelo menos sete caixas. Porto Alegre receberá 114 caixas
O Estado também vai distribuir caixas extras para 81 municípios com casos confirmados (mais uma caixa); 12 municípios com mais de 200 mil habitantes (mais duas caixas); quatro municípios com mais de 300 mil habitantes (mais duas caixas); 10 municípios com mais de 10 casos confirmados (mais cinco caixas); e quatro municípios com mais de 20 casos, o que inclui Bagé (mais quatro caixas).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br