MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Dermatologista e nutricionista falam sobre a Vitamina D como aliada na prevenção do coronavírus

Publicada em 01/05/2020
Dermatologista e nutricionista falam sobre a Vitamina D como aliada na prevenção do coronavírus | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sol como principal fonte de vitamina D

Estudos realizados na Universidade de Turim, Itália, sugerem que a vitamina D pode ser uma grande aliada na prevenção do novo coronavírus. A reportagem do Jornal MINUANO foi buscar informações com a médica dermatologista clínica, Margaritha Cobuci sobre o assunto.  Ela explicou que existem dois tipos de vitaminas, as hidrossolúveis e as lipossolúveis, na qual a D está inserida. 
Margaritha comenta que a Vitamina D, que vem sendo bastante falada em tempos de pandemia pode ser conquistadas pela alimentação, suplementação e principalmente pelo sol. "Mais de 80% da conversão da nossa fonte de vitamina D pode ser conquistada através da radiação solar, por isso é que a relação vitamina, pele e sol, forma uma triângulo. Essa vitamina é de extrema importância para o nosso organismo, pois traz consequências positivas para o metabolismo do osso, para parte cardíaca, previne depressão, age no controle da dermatite atópica, psoríase, acne, além de uma infinidade de outras doenças", explica.
A dermatologista faz um alerta já que a  suplementação  desenfreada de vitamina D, já vinha ocorrendo e com a pandemia, deve piorar. "As vitaminas podem ser tomada por dia, por semana e até por mês, mas o mais importante é saber como suplementar. Nem a carência nem o excesso da vitamina D fazem bem", explica.

Dicas

- O padrão ideal de Vitamina D é conquistado com bons hábitos de alimentação e exposição solar de maneira saudável e segura.

- É fato que o uso do filtro solar diminui de certa forma a conversão da vitamina D na pele. Como no Brasil o índice de câncer de pele é muito alto e vem aumentando consideravelmente, é sempre bom se prevenir.

- Qual é o modelo bom e saudável para converter essa vitamina na pele? Expor uma área corpórea sem o filtro solar ao sol, evitando face e braços que já são expostos indiretamente. O ideal é pernas e tronco.

- Prefira o sol benéfico evitando o picos entre  12h e 16h.

- Entre 5 e 10 minutos por dia, é possível garantir essa conversão satisfatória da vitamina D, que vem através da radiação UVB.

- Lembre-se: A pele que ficar muito exposta pode ter  envelhecimento precoce e câncer de pele.


Vitamina D pela alimentação

 A nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Urcamp, Monica Palomino, explica quais são os alimentos com alto teor de vitamina D: fontes de alimentos ricas em Ômega 3 como os  peixes de águas profundas como a sardinha, salmão e atum; encontrados também cogumelos, fígado, gema do ovo; e há também os alimentos que a indústria fortifica como o leite, manteiga, margarina, iogurte e cereais.
Monica explica que a vitamina D está diretamente relacionada com a absorção do cálcio e fósforo. Para isso, ela reforça que a dieta tem que ser rica em alimentos que são fontes de cálcio como o leite e seus derivados, vegetais escuros, como brócolis, grãos em geral como o gergelim. O fósforo está presente nos peixes, nas sementes de girassol, de abóbora, na soja, frutas, secas, e mais leites e carnes bem como seus derivados. "É preciso ter a combinação destes alimentos vinculados também à exposição e, se necessário, à suplementação", alerta.
A especialista lembra, por fim, que o leite é a maior fonte de cálcio e que seu consumo complementa a vitamina D. Ela deixa o alerta para os consumidores que evitam o leite por questões relacionadas À lactose.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br