MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Portaria para ações de prevenção em lares para idosos será publicada, diz Estado

Publicada em 04/05/2020

A Secretaria da Saúde (SES) prepara uma portaria para regular ações de prevenção e combate à Covid-19 nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). O governador Eduardo Leite falou sobre a portaria na transmissão ao vivo nesta segunda-feira (4/5)."No enfrentamento da doença, precisamos olhar para situações específicas, que merecem uma atenção especial, como é o caso dos lares de longa permanência de idosos", ressaltou Leite.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, explica que, além dos residentes dessas instituições fazerem parte do grupo de risco para o vírus, os funcionários costumam trabalhar em mais de um local, aumentando a probabilidade de contágio nessa população.

No dia 30 de abril, a secretária e diretores da SES conversaram com representantes do setor, incluindo sindicatos e proprietários de lares, para ouvir sugestões para a redação do documento, que deve ser publicado entre esta segunda (4/5) e terça-feira (5/5).

Assim como a portaria que define ações de prevenção nas indústrias, cada lar de idosos deverá ter seu próprio Plano de Contingência para combater possíveis surtos da doença em tempo oportuno e "acima de tudo, proteger vidas", destacou a secretária.

Entre as decisões que constarão na nova portaria, está o afastamento imediato de funcionários com sintomas compatíveis com a Covid-19, inclusão desses profissionais no grupo de quem pode fazer os exames RT-PCR, de biologia molecular, para um diagnóstico mais rápido e preciso, além de medidas básicas de higiene e distanciamento social. Idosos sintomáticos e pessoas que com eles convivem também serão prioritárias para a realização dos testes.

A portaria ainda irá prever a vinculação das ações nessas instituições às bandeiras (amarela, laranja, vermelha ou preta) do distanciamento social controlado, anunciado pelo governador na semana passada.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br