MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Ampliação do horário comercial busca evitar aglomerações na véspera do Dia das Mães

Publicada em 07/05/2020
Ampliação do horário comercial busca evitar aglomerações na véspera do Dia das Mães | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lojas serão abertas das 8h às 12h e das 14h às 18h

A principal novidade, nesta semana, foi a assinatura de um novo decreto municipal, que flexibiliza, provisoriamente, o funcionamento do comércio. Em virtude do Dias das Mães, as lojas estão autorizadas a abrir as portas das 8h às 12h e das 14h às 18h, entre quinta-feira e sábado. No entanto, a partir de segunda-feira, a rotina dos estabelecimentos comerciais voltará ao formato que estava em vigor, de turno único, das 13h30min às 18h30min.
A justificativa do prefeito Divaldo Lara para adoção da medida é evitar que a data, cujo apelo comercial é forte, resulte em aglomerações semelhantes a que foram registradas em 16 de abril, no primeiro dia de reabertura. Na época, as imagens de lotação no centro foram alvo de manchetes em todo o Estado, visto a quantidade de casos de coronavírus confirmados em Bagé.
Consequentemente, o estacionamento rotativo voltará ao horário normal, das 9h às 19h, conforme repassado  pela REK Parking, empresa responsável pelo serviço. Na segunda-feira, a operação retorna para o período entre 12h e 19h.O decreto também flexibiliza o funcionamento dos supermercados até as 21h, entre quinta-feira e sábado. Da mesma forma que o comércio, na segunda-feira, os supermercados retornam ao horário normal, das 8h às 20h. Aos domingos, vale lembrar, supermercados e postos de combustíveis têm sido abertos das 8h às 13h, conforme previsto em decreto municipal. "Nós estudamos essa medida de flexibilização para a véspera  do feriado, onde há um aumento do consumo e um fluxo maior. Então, seria prudente aumentar a segurança de todos, com a liberação de dois turnos, especialmente na véspera. Posteriormente, na segunda-feira, retorna ao horário reduzido, ou seja, a medida é provisória. A ideia é diluir o fluxo que estava tendo durante a tarde", aponta.
Na avaliação de Divaldo, a medida foi possibilitada em função do trabalho desempenhado pelo poder público, no que diz respeito ao enfrentamento da pandemia. "Mantemos o controle, através do Cinturão de Monitoramento, que acompanha a situação gripal da população. Atualmente, não há nenhum uso de respiradores ou utilização de UTI específica para a situação da doença. Isso nos permite estabelecer esse próximo passo, principalmente pelo fato de ser uma data tão importante, que é o Dia das Mães. Bagé é o município mais vitorioso no momento. Completamos 20 dias sem caso, sem nenhum respirador ligado e quase 100% dos pacientes recuperados. Só há o Dr. Moussa, porém, ele já está fora da UTI, saindo do risco. Estamos otimistas, mas sabemos que temos um grande caminho pela frente", contextualiza.

Testes rápidos começarão a ser aplicados na sexta-feira

Em coletiva de imprensa on-line, realizada na tarde desta quarta-feira (6), além de repercutir sobre a ampliação do horário do comércio para a Dia as Mães, Divaldo também atualizou outros temas relacionados ao enfrentamento da Covid-19. Um deles foi a realização dos testes rápidos.
O chefe do Executivo bajeense confirmou que os exames começarão a ser aplicados amanhã. Nessa primeira leva, serão 400. Inclusive, o prefeito antecipou que, no sábado, um dia depois, o poder público municipal já terá resultados a serem divulgados.
O início do trabalho estava agendado para semana passada, contudo, segundo o prefeito, a mudança foi feita por questões "estratégicas". Os testes, aliás, serão feitos na véspera do Dia das Mães, quando haverá flexibilização do comércio.

Aulas municipal não voltam antes do dia 15 de junho

Questionado sobre um eventual retorno das aulas da rede municipal de ensino, o prefeito Divaldo Lara refutou qualquer possibilidade. "As aulas da rede pública municipal não voltam antes do dia 15 de junho", declarou o chefe de Executivo, na coletiva.
Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed) investe em vídeo aulas, com duas horas diárias da programação da TV Câmara, que opera no canal 18.3, com sinal aberto, e 16 da NET. Os conteúdos também estão disponíveis num canal do YouTube e no Facebook da Smed. Antes disso, vale ressaltar, os professores que participam das vídeo aulas foram capacitados pelo curso de Jornalismo da Urcamp, mediante os professores Glauber Pereira e Roberta Mércio.

Atendimentos sociais durante inverno

Com a queda das temperaturas, é normal que surjam questionamentos sobre como está a preparação do município para lidar com assistidos, principalmente no que se refere às políticas públicas sociais. Questionado sobre o tema, Divaldo confirma que já há encaminhamentos referentes à Campanha do Agasalho. No entanto, segundo eles, algumas ações dependem de questões sanitárias. "Já há um trabalho de mobilização, junto do Exército Brasileiro. O Militão também já está preparado para ser usado. Quanto ao Restaurante Popular, estamos aguardando um parecer que ateste uma segurança sanitária melhor", explica.
Por fim, Divaldo falou sobre o estado dos lares e asilos da cidade. Segundo ele, estão em boas condições. "A primeira medida que tomamos foi fechar lares e asilos. Eles estão muito bem. Inclusive, estive visitando o Lar Santo Estêvão, mais precisamente no feriado de Páscoa. Estão sob controle, muito bem cuidados, bem protegidos, alimentados. E queremos que continue assim, principalmente agora, quando entrar o rigor do inverno", conclui.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br