MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Vinhos da Campanha Gaúcha recebem autorização para utilizar Indicação Geográfica

Publicada em 07/05/2020
Vinhos da Campanha Gaúcha recebem autorização para utilizar Indicação Geográfica | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bebidas produzidas na região serão indicadas no rótulo

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou, esta semana, a concessão da Indicação Geográfica (IG) da Campanha Gaúcha para vinhos produzidos na região. O selo poderá ser aplicado para vinhos brancos, rosados, tintos e espumantes que atendam a certos critérios.
A IG é um sinal constituído por nome geográfico (ou seu gentílico) que indica a origem geográfica de um produto ou serviço. Apenas os produtores e prestadores de serviços estabelecidos no respectivo território, geralmente organizados em entidades representativas, podem usar a IG. Neste caso, a indicação foi concedida em nome da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, que, atualmente, conta com 17 vinícolas integrantes.
Já a espécie denominação de origem reconhece o nome de um país, cidade ou região cujo produto ou serviço têm certas características específicas graças a seu meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.
A presidente da Associação de Vinhos Finos da Campanha, Clori Peruzzo, explica que a obtenção da IG é uma "mudança de patamar da região em relação à produção de vinhos finos no Brasil. A indicação geográfica mostra a qualidade dos produtos na área de abrangência que vai de Candiota a Itaqui".
Clori conta que a luta da Associação em busca do reconhecimento começou a quase quatro anos e culminou com a autorização para a o uso da IG. "É uma pena essa pandemia, porque não podemos fazer aglomerações, porque a nossa vontade é dar uma grande festa para comemorar. Para os produtores de vinhos finos da região, faz toda a diferença", destaca.
Ou seja, a partir da liberação da IG para a Campanha, a sétima para o segmento do vinho no Rio Grande do Sul, os produtores de vinhos da região abrangida pela Campanha e que seguirem as normas contidas no regulamento de uso, o Caderno de Especificações Técnicas, poderão utilizar o selo nos produtos.
A delimitação territorial da Campanha Gaúcha utilizada para a liberação da IG é de 44.365 km² abrangendo municípios ou distritos de: Aceguá, Barra do Quaraí, Candiota, Hulha Negra, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Uruguaiana, Alegrete, Bagé, Piraí, José Otávio, Dom Pedrito, Ibaré, Maçambará, Bororé, Encruzilhada, Torquato Severo e Joca Tavares.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br