MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Governo do Estado apresenta modelo de distanciamento controlado

Publicada em 09/05/2020
Governo do Estado apresenta modelo de distanciamento controlado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Novo modelo foi apresentado pelo governador Eduardo Leite

O governo apresentou, neste sábado, a consolidação do chamado Distanciamento Controlado, que torna obrigatório o uso de máscaras em todo o território gaúcho. O decreto 55.240, que estabelece o modelo, será publicado amanhã, e passa a valer oficialmente a partir de segunda-feira em todo o território gaúcho. A região de Bagé foi classificada, inicialmente, com a bandeira amarela, que representado risco médio ou baixo, indicando alta capacidade do sistema de saúde e baixa propagação da doença.
Baseado na segmentação regional e setorial, o Distanciamento Controlado prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta, que irão variar conforme a propagação da doença e a capacidade do sistema de saúde em cada uma das 20 regiões pré-determinadas.
O modelo divide as atividades econômicas em 12 grupos (Administração pública, Agropecuária, Alojamento e alimentação, Comércio, Educação, Indústria da construção, Indústria de transformação e extrativista, Saúde, Serviços, Serviços de informação e comunicação, Serviços de utilidade pública, e Transporte), sendo que cada um é dividido em tipos e subtipos.
O grupo 'Serviços', por exemplo, tem 14 tipos diferentes, englobando “artes, cultura, esportes e lazer”, que está subdividido em quatro subtipos: “casas noturnas, bares e pubs”; “eventos, teatros, cinemas”; “academias”; e “clubes sociais e esportivos”.
Cada atividade terá detalhado dois critérios de funcionamento: teto de operação (que demonstra se a atividade está em funcionamento e, em caso positivo, sinaliza o percentual máximo de trabalhadores presentes para a realização da atividade); e modo de operação (que indica como o local pode operar, se presencialmente, com as restrições aplicadas pelos protocolos ou de maneiras alternativas para manter a atividade funcionando).
O modelo estabelece, ainda, protocolos obrigatórios (que valem para todas as bandeiras e envolvem regras como uso de máscara em ambientes fechados); protocolos variáveis (medidas recomendadas, como colocar um informativo visível ao público e colaboradores, monitoramento de temperatura e testagem dos funcionários); e protocolos específicos (as regras definidas para cada bandeira).
O monitoramento será diário, mas a atualização da bandeira ocorrerá semanalmente, divulgada sempre aos sábados, valendo para a semana seguinte. Cada região será avaliada por meio de 11 indicadores consolidados em dois grandes grupos com pesos iguais na definição final: propagação (velocidade do avanço, estágio da evolução e incidência de novos casos sobre a população); e capacidade de atendimento (capacidade de atendimento e mudança da capacidade de atendimento).


Agrupamentos levam o nome da respectiva cidade mais populosa
1. Santa Maria (R01 e R02)
2. Uruguaiana (R03)
3. Capão da Canoa (R04 e R05)
4. Taquara (R06)
5. Novo Hamburgo (R07)
6. Canoas (R08)
7. Porto Alegre (R09 e R10)
8. Santo Ângelo (R11)
9. Cruz Alta (R12)
10. Ijuí (R13)
11. Santa Rosa (R14)
12. Palmeira das Missões (R15 e R20)
13. Erechim (R16)
14. Passo Fundo (R17, R18 e R19)
15. Pelotas (R21)
16. Bagé (R22)
17. Caxias do Sul (R23, R24, R25 e R26)
18. Cachoeira do Sul (R27)
19. Santa Cruz do Sul (R28)
20. Lajeado (R29 e R30)

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br