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Agências do Sine de Bagé e Candiota reabrem para atendimento presencial

Publicada em 11/05/2020
Agências do Sine de Bagé e Candiota reabrem para atendimento presencial | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Agencia está fechada desde março

A partir desta segunda-feira, as Agências FGTAS/Sine de Bagé e Candiota voltam a atender de forma presencial. As unidades estão fechadas desde março, como medida de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). A prioridade será auxiliar quem está com dificuldades de encaminhar o benefício do seguro-desemprego on-line. O atendimento se dará exclusivamente por agendamento.
Conforme o coordenador da Agência FGTAS/Sine de Bagé, Roberto Messias, o atendimento ao público será reaberto de acordo com o Memorando Circular do Departamento de Relações com o Mercado de Trabalho da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).
Messias relata que o retorno das atividades requer procedimentos específicos para evitar concentração de pessoas e o consequente risco de contaminação pela Covid-19. “Orientamos que a população procure o atendimento presencial somente quando tiver alguma dificuldade de operação dos canais virtuais”, salienta.
Segundo o coordenador, o atendimento ao público ocorrerá das 8h às 14h, conforme prévio agendamento, em data e horário a ser definida pelo setor administrativo da Agência FGTAS/Sine de Bagé. As modalidades de encaminhamento on-line devem ser priorizadas pelo trabalhador, para agilizar o atendimento. É obrigatório, ainda, o uso de máscara e observar a distância de, no mínimo, dois metros entre os trabalhadores que aguardam atendimento nas filas que se formarem.
Para evitar aglomerações e consequente risco de contaminação pelo coronavírus, o atendimento virtual pode ser realizado no Portal Emprega Brasil )https://empregabrasil.mte.gov.br/) ou no aplicativo para celular nas versões iOS e Android: Carteira de Trabalho Digital. O agendamento será via WhatsApp, pelo celular funcional da Agência: (53) 98428-1343.
As mensagens serão visualizadas e os atendimentos agendados durante o horário do expediente da Agência. Os trabalhadores deverão informar o nome completo para realizar o agendamento. Após confirmação, a agencia retorna com a data e horário do atendimento.
A Agência do Sine de Candiota seguirá o mesmo procedimento de Bagé. Conforme o coordenador da agência, Maicon Borges, o atendimento presencial do seguro-desemprego e intermediação de mão de obra serão realizados somente por prévio agendamento (telefônico) e mediante a devida prevenção contra a Covid-19. O contato da agência é (53) 3245- 8081


Cuidados
Todos os atendimentos deverão cumprir com as normativas do Ministério da Saúde, baseadas no decreto do Governador Eduardo Leite, que determina cuidados com os ambientes, com a higienização e a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos agentes aptos para o atendimento ao público, assim como para os que buscam o serviço. Os canais virtuais como e-mail, telefone e WhatsApp seguem mantidos.
Será permitida a entrada e permanência de público equivalente ao número de atendentes da FGTAS disponível no ambiente. É obrigatório, ainda, o uso de máscara e distância de, no mínimo, dois metros entre os trabalhadores que aguardam atendimento nas filas que se formarem eventualmente.


Solicitações de seguro-desemprego
Segundo dados do Ministério da Economia, da segunda quinzena de março até o dia 26 de abril foram registradas 54.785 solicitações do benefício no Rio Grande do Sul. Desses, 42.955 foram on-line e 11.830 presencial. Por dia, em média, no Estado, são recebidos 6 mil e-mails relativos ao benefício. No Brasil, em igual período foram registradas 775.194 solicitações, sendo 616.714 on-line. Em março e abril do ano passado, no Rio Grande do Sul, foram registradas 70.304 solicitações do seguro-desemprego. Desses, apenas 731 foram on-line e o restante, 69.573 de forma presencial.


Como solicitar benefício pela internet

O trabalhador pode realizar o encaminhamento do benefício seguro-desemprego pela internet após sete dias da dispensa, através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo. No portal www.gov.br também pode ser encaminhado o benefício.
Se a solicitação online for concedida automaticamente, receberá a informação de que a emissão das parcelas acontecerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso ocorra problemas no encaminhamento online, entre em contato através do telefone 158.
Se o sistema notificar pendências, o cidadão deve enviar e-mail para a Agência FGTAS/Sine da sua cidade para que seja fornecido auxílio nas situações de seguro empregado doméstico, seguro com alvará judicial, seguro por término de contrato ou se o sistema acusar confirmação no posto e divergência de dados cadastrais.

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