MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé tem 100% dos casos de Covid-19 recuperados

Publicada em 11/05/2020
Bagé tem 100% dos casos de Covid-19 recuperados | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Três últimas confirmações foram por testes rápidos; pacientes são considerados curado

Agora é fato. Todos os 32 pacientes de Bagé que foram atestados com Covid-19 (o último foi diagnosticado mediante teste rápido em pesquisa), até fechamento desta edição, são considerados recuperados. A lista de curados fechou em 100% com a adesão do médico e provedor da Santa Casa de Bagé, Jorge Moussa, que foi o caso zero do município. O paciente segue no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, e a perspectiva é de que, em breve, possa retornar à Rainha da Fronteira, visto que tem apresentado melhora significativa no quadro de saúde. Desde o início da semana passada, ele saiu da UTI e está num quarto do hospital.
Em entrevista concedida para a TV Band, o prefeito Divaldo Lara atribui à estatística do número de curados em decorrência da ação que foi proposta pelo município, do isolamento social a partir de 19 de março. "É fruto de uma série de medidas que estamos fazendo, na saúde, para ficarmos protegidos e, assim, mantermos positivos nossos indicadores, que têm sido referência para outros estados e municípios", salienta.
Para efetuar um controle mais preciso, Divaldo cita o trabalho desempenhado pelo Cinturão de Monitoramento. Uma das ações foi a intensificação da vacinação em idosos. Conforme repassado pelo prefeito, a aplicação de doses, em idosos, superou o número mapeado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alcançando o patamar de 111%. "Fora os 100% do IBGE, achamos mais 11% que não eram computados. É um conjunto de ações que colocam Bagé nessa condição. Hoje, estamos com controle da situação. O Hospital de Campanha, por exemplo, nem precisou ser inaugurado. Estamos monitorando, também, nossos leitos. Bagé é a única cidade no país que, por atitude própria, adquiriu testes rápidos e, com isso, estamos fazendo uma pesquisa junto à população", ressalta.

Irmão atualiza quadro de Jorge Moussa

Paciente zero de Covid-19, em Bagé, o provedor da Santa Casa de Caridade, Jorge Moussa, permanece internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. A informação foi repassada ao Jornal MINUANO pelo empresário Abdo Moussa, que é irmão do médico.
Ele considera que não há como estipular um prazo específico para retorno de Jorge para Bagé. Contudo, em função da melhora que tem sido apresentada, diariamente, acredita que a volta será questão de tempo. Vale ressaltar que desde a semana passada, o paciente saiu da UTI do hospital e se encontra num quarto. "Ele está consciente, caminhando e muito melhor de saúde. É que ele foi submetido, durante esse tempo, a muitos medicamentos. Então, preciso de uns dias para que se recupere bem, antes de voltar para casa. Há essa necessidade de se fortalecer. Porém, podemos afirmar que ele está muito bem de saúde", afirma Abdo.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br