MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Modelo de distanciamento controlado torna uso de máscaras obrigatório

Publicada em 11/05/2020
Modelo de distanciamento controlado torna uso de máscaras obrigatório | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Em vigor a partir de hoje, o modelo de Distanciamento Controlado, adotado pelo governo do Estado para conter a disseminação do coronavírus (Covid-19), torna obrigatório o uso de máscaras em todo o território gaúcho. A região de Bagé (que abrange Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul) foi classificada com a bandeira amarela, que representado risco médio ou baixo, indicando alta capacidade do sistema de saúde e baixa propagação da doença. A partir da classificação, protocolos específicos devem ser adotados para diferentes atividades econômicas.
O modelo contempla 12 grupos, abrangendo administração pública, agropecuária, alojamento e alimentação, comércio, educação, indústria da construção, indústria de transformação e extrativista, saúde, serviços, serviços de informação e comunicação, serviços de utilidade pública, e transporte.
Com a bandeira amarela, no grupo da administração pública, os serviços delegados de habilitação de condutores, por exemplo, podem funcionar com teto de operação de 75% dos funcionários, com aula teórica a distância ou atendimento individualizado para aula prática. Trabalhos na área da agricultura e pecuária podem ser mantidos com teto de 75% dos trabalhadores. Hoteis podem operar om 60% dos quartos.
Em áreas classificadas com a bandeira amarela, casas noturnas, bares e cinemas não podem funcionar. Academias podem operar com teto de 25% dos trabalhadores. Cultos religiosos também podem ser realizados com 25% da capacidade dos templos. Bancos e lotéricas podem operar com teto de 75% dos trabalhadores, enquanto imobiliárias devem operar com teto de 50%. Funerárias podem operar com efetivo integral.
O comércio de veículos podem operar com teto de 75% dos trabalhadores, a exemplo do comércio varejista de produtos alimentícios e do comércio de combustíveis para veículos. Todos os tipos da indústria podem atuar com teto de 100% dos trabalhadores.
O transporte terrestre fretado de passageiros pode ser mantido com 75% dos assentos (compartilhado exclusivo para cohabitantes). Na área da saúde, a assistência veterinária pode atuar com teto de 75% trabalhadores, de forma presencial restrita ou por meio de teleatendimento.
Os serviços de utilidade pública (captação de água, coleta de lixo e distribuição de energia, por exemplo) podem funcionar com teto de 100%, em teletrabalho, presencial restrito ou teleatendimento.


Monitoramento
A classificação das regiões pode ser alterada. O monitoramento será diário, mas a atualização da bandeira ocorrerá semanalmente, divulgada sempre aos sábados, valendo para a semana seguinte. Cada região será avaliada por meio de 11 indicadores consolidados em dois grandes grupos com pesos iguais na definição final: propagação (velocidade do avanço, estágio da evolução e incidência de novos casos sobre a população); e capacidade de atendimento (capacidade de atendimento e mudança da capacidade de atendimento).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br