MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé não registrou aumento de doenças respiratórias em comparação com 2019

Publicada em 14/05/2020
Bagé não registrou aumento de doenças respiratórias em comparação com 2019 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mesmo em meio à pandemia, óbitos não apresentaram elevação significativa em relação ao ano anterior

Em meio à pandemia do novo coranavírus, que já vitimou mais de 12 mil brasileiros e infectou mais de 180 mil, os Cartórios de Registro Civil do Brasil divulgam, através do site mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, dados atualizados diariamente de mortes constantes nos registros de óbitos lavrados pelos Cartórios de todo o País, com destaque para os ocasionados por covid-19.
As estatísticas apresentadas se baseiam nas Declarações de Óbito (DO) registradas nos cartórios brasileiros relacionadas à covid-19 e causas respiratórias relacionadas em dois grandes grupos: pneumonia e insuficiência respiratória.
Nas DOs enviadas ao Portal da Transparência, além da covid-19 declarada como causa suspeita ou confirmada, são avaliados, também dois grupos relacionados à doença por coronavírus, como pneumonia, insuficiência respiratória
Os dados de Bagé, referentes ao período compreendido entre 1º de março a 13 de maio de 2020, em comparação com informações do mesmo período do ano passado, apontam pouca elevação no número de mortes relacionadas a doenças respiratórias.
Enquanto em 2019 foram registrados dois óbitos resultantes de pneumonia em casa e três casos de morte por insuficiência respiratória, dentre os 36 óbitos domiciliares registrados no período, em 2020 foi registrado apenas um óbito por pneumonia em casa e dois por insuficiência respiratória, parte das 54 mortes que ocorreram em casa durante o período.
Enquanto isto, no mesmo período, no hospital, foram registrados, em 2019, 16 óbitos por pneumonia, 13 por insuficiência respiratória e 24 septicemia, do total de 182 mortes no período. Em 2020, foram 17 mortes por pneumonia em ambiente hospitalar, 17 por insuficiência respiratória e 19 por septicemia do total de 148 registrados no período.
Contudo, um dado curioso é apontado nos registros: a ocorrência de dois óbitos por covid-19 na Rainha da Fronteira. Um no dia 3 de abril e outro no último dia 5, os dois casos referindo-se a pacientes homens, um na faixa etária de 50 a 59 anos e outro entre 70 a 79 anos. Porém, o coordenador regional de Saúde, Ricardo Necchi, refuta estas informações e garante: "Não houve nenhum caso de óbito ocasionado por coronavírus em Bagé". Ele explica que estes dados devem-se a um engano na declaração de óbito, em que constou que ambos os pacientes faleceram de septicemia com suspeita de covid-19. Contudo, o resultado posterior ao óbito de ambos os testes realizados nos pacientes não confirmou a presença do vírus. Em Bagé, a contagem oficial é de 32 confirmados, 11 suspeitos e 174 negativados e nenhum óbito.
De acordo com explicações sobre a metodologia aplicada ao Portal da Transparência de Registro Civil, as estatísticas apresentadas se baseiam nas Declarações de Óbito (DO) registradas nos cartórios do país relacionadas à covid-19, sendo apresentada apenas uma causa para cada óbito.
Na declaração de óbito, a causa da morte é declarada na Parte I em quatro linhas (a, b, c, d), sendo que a causa mencionada na última linha será a causa básica selecionada como causa da morte, de acordo com as regras da CID-10, quando a sequência de causas informada pelo médico tiver sido preenchida corretamente. Na Parte II são registradas outras causas ou condições significativas que podem ter contribuído para a morte.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br