MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Estado aponta 35 casos de Covid-19 em Bagé, um em Hulha Negra e oito em Lavras do Sul

Publicada em 15/05/2020
Estado aponta 35 casos de Covid-19 em Bagé, um em Hulha Negra e oito em Lavras do Sul | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mapa do Governo do Estado indica o número de novos casos na região

No início da noite de hoje, a Secretaria da Saúde do Estado divulgou o relatório diário com a atualização dos novos casos confirmados por coronavírus no Rio Grande do Sul (https://ti.saude.rs.gov.br/covid19). Além de três novos casos para Bagé, o relatório apontou, também, confirmações em Hulha Negra e Lavras do Sul.
A coordenadora do Centro de Operações de Emergência (COE), Flávia Marzola, explica que os três casos apontados como novas confirmações de Bagé são referentes ao resultado de um teste rápido aplicado pela Secretaria de Saúde, outro de um caso antigo, com coleta realizada em março, cujo resultado só foi enviado pela Fiocruz agora e o último caso, do paciente que está internado, com quadro estável, na Santa Casa de Bagé.
Já o primeiro caso confirmado de Hulha Negra e os oito casos de Lavras do Sul são, segundo explica a médica, resultado das pesquisas aplicadas no Estado, que utilizam os testes rápidos como principal ferramenta de detecção. "Hoje entraram os dados do estudo da universidade. Acredito que estes são os resultados dos testes rápidos da pesquisa que foi feita em outras cidades, mas o que conta é a cidade de residência do paciente", explica.
Com estes novos casos, Lavras do Sul alcança a 68ª posição no ranking estadual e incidência de 102.1 para cada 100 mil habitantes. Bagé ocupa a 23ª posição, com incidência de 28.7.
O Rio Grande do Sul registra 3.695 confirmados, 132 óbitos e presença do vírus em 223 municípios.
A reportagem ainda apura as circunstâncias envolvendo os casos mencionados pelo Estado.

Erro reconhecido
Posteriormente, a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS) comunicou que houve uma falha na digitação e migração do banco de dados dos testes rápido para Covid-19. Assim, a informação divulgada anteriormente, de que haveriam oito casos confirmados em Lavras do Sul e um caso confirmado em Hulha Negra não procede.
Por meio de posicionamento, a Coordenadoria lamentou o incidente e se desculpou com os municipios envolvidos. "Tranquilizamos a população de que, até este momento, não há casos de covid-19 confirmados nestes municípios", destaca Flávia Marzola, coordenadora do Centro de Operações Especiais (COE) da 7ª CRS.
Com isso, os dados de ambas as cidades devem ser removidos do Painel de Covid-19 mantido pela Secretaria Estadual de Saúde.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br