MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Catedral de São Sebastião precisa de reparos estruturais

Publicada em 16/05/2020
Catedral de São Sebastião precisa de reparos estruturais | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lateral da igreja apresenta infiltrações

A Catedral de São Sebastião, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN),  é um dos pontos turísticos mais expressivos de Bagé. A igreja foi restaurada, pela última vez, entre 1990 e 2003, e, agora, está com vários problemas estruturais. Um projeto de restauração total do templo está tramitando no Iphan, mas tem o custo de mais de R$ 15 milhões, conforme o pároco Jair da Silva.

Conforme o padre, antes de iniciar o isolamento social devido à pandemia da Covid-19, já havia sido tratado, com alguns setores públicos, sobre um possível reparo. Silva salienta que está sendo montada uma comissão para tratar do tema, mas somente será constituída após a liberação da quarentena.

O religioso comenta que a parte interna da igreja está com problemas estruturais. “Em algumas partes, está caindo o reboco. Também precisa trocar a fiação e pintar o templo”, disse. O padre salienta que esses pequenos reparos podem ser realizados com o apoio da comunidade, mas o projeto, mesmo pequeno, precisa ser aprovado no Iphan.

Além desses problemas mais urgentes, a Catedral necessita de melhoria no telhado, mudança no madeiramento e no piso. Na Sacristia, diz ele, as paredes estão perdendo o reboco e há muita infiltração no prédio. “Pretendemos fazer o levantamento de valores e apresentar um projeto logo após a quarentena. Por ser um prédio tombado, o custo é muito alto. Tem que mandar fazer as peças”,  enfatiza.

Histórico

A Catedral de São Sebastião foi incluída no livro do tombamento histórico. Em janeiro de 1955, quando completou 65 anos de tombamento. Conforme descrição do Iphan, a primeira matriz foi construída no local em 1820 e concluída em 1830. Em 1859, a comunidade decidiu construir uma nova igreja e contratou o arquiteto italiano José Obino.

A edificação possui planta central, nave única e duas torres cobertas com cúpulas em forma de bulbo e foi concluída em 1863. Durante a Revolução Federalista (1893 a 1895), no episódio que ficou conhecido como ‘Cerco a Bagé, a igreja foi usada como hospital e suas paredes externas ficaram cravejadas de balas.

A Revolução Federalista teve início no Rio Grande do Sul, motivada por insatisfações com o governo de Julio de Castilhos, envolvendo, também, opositores de Deodoro da Fonseca – que fechara o Congresso Nacional em novembro de 1891 – e seu sucessor, Floriano Peixoto, em Santa Catarina, Paraná e no Rio de Janeiro.

Os rebeldes federalistas – assim intitulados por sua vinculação com o Partido Federalista e conhecidos, também, como maragatos – formavam um grupo heterogêneo, liderado por Gaspar Martins e João da Silva Tavares. Mal armados, recorreram à guerra de movimento, enfrentando os republicanos – conhecidos como pica-paus – que reuniam efetivos do exército e da Brigada Militar.

Em novembro de 1893, liderados por Joça Tavares, cerca de 3 mil federalistas atacaram Bagé, cercando um efetivo do Exército e provocando o abandono da cidade por uma população estimada em 20 mil pessoas. Sob o comando do coronel Silva Telles, os republicanos montaram trincheira na Praça da Matriz, resistindo ao cerco por 47 dias.

A notícia de que dois efetivos do Exército se aproximavam de Bagé para socorrer os republicanos fez com que os federalistas se retirassem. Com cerca de 10 mil mortos, a Revolução Federalista foi um dos mais sangrentos conflitos civis já ocorridos no país, tornando-se famosa por ter popularizado a degola.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br