MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Curso de Enfermagem da Urcamp forma profissionais há 28 anos

Publicada em 16/05/2020
Curso de Enfermagem da Urcamp forma profissionais há 28 anos | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Graduação já formou mais de 400 profissionais

Nesta semana, foi assinalado o Dia do Enfermeiro, profissional que integra uma das principais frentes de combate ao coronavírus. Em Bagé, desde 1992, o curso de Enfermagem da Urcamp forma profissionais. A coordenadora da graduação, Carmen Helena Gomes Jardim Vaz, destaca que a fundação, há 28 anos, teve a professora Gladys Balbuena de Souza como idealizadora.
"De lá para cá, muito trabalho foi feito. A comprometida equipe está sempre buscando a excelência para contribuir com a formação dos acadêmicos. Nessa trajetória, o curso já formou quase 400 profissionais, os quais estão inseridos com sucesso em diversos campos de trabalho", revela.
A coordenadora explica que escolher a área da Saúde e, especialmente, a Enfermagem, é um grande desafio. "É estar ingressando numa luta contínua que nos remete a compromissos incansáveis em direção à saúde, no seu conceito mais amplo e abrangente. Consideramos a graduação um período importante da trajetória, pois estes futuros profissionais estão transformando suas vidas em algo que irá impactar a vida de outras pessoas", reflete.

Valorização do mercado de trabalho

A Enfermagem tem o desafio de promover o desenvolvimento de sua equipe e uma assistência de qualidade é bem fundamentada, com responsabilidade ética, legal e técnica de cuidar do ser humano, tanto na atenção básica de saúde, hospitalar ou domiciliar, no atendimento ao indivíduo, família e comunidade, frisa Cármen.
Considerando-se a dinâmica do mercado de trabalho, no âmbito internacional, verifica-se um déficit numérico de profissionais da saúde, dentre os quais está o enfermeiro (a), para atender as necessidades de saúde e educação/formação, oferecendo diversos campos de trabalho promissores para os egressos dos cursos superiores de Enfermagem, como a assistência direta ao paciente, gestão, docência, pesquisa e empreendedorismo.
A projeção da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que faltam no mundo seis milhões de enfermeiros para atender às necessidades de assistência à saúde da população. Segundo o diretor da OMS, Tedros Adhanon Ghebreyesus, “Os enfermeiros são a espinha dorsal de qualquer sistema de saúde”.  Nesse contexto, dados atuais mostram que o emprego para enfermeiros/as vem crescendo cada vez mais no país. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Enfermagem ocupa o segundo lugar entre as carreiras que mais cresceram em números de postos de trabalho no Brasil.
Diversos fatores no campo da saúde explicam a necessidade de maior força de trabalho na enfermagem para atender as demandas locais e regionais. A coordenadora aponta que dentre eles, destaca-se a transição demográfica, com envelhecimento da população, a transição epidemiológica prolongada, caracterizada pela persistência das Doenças Transmissíveis (DT), o surgimento de novas endemias, epidemias e pandemias como a Influenza e o   COVID-19, o aumento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e o crescimento significativo dos danos e mortes por causas externas.

Desafios no combate ao coronavírus

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus, causador da Covid-19, chegou com força, afetando o trabalho de diversos profissionais da saúde, os quais têm lutado incansavelmente nos cuidados aos infectados e na contenção da disseminação do vírus. Entre os trabalhadores da saúde, a Enfermagem representa a maior categoria nos serviços públicos e privados, sendo essenciais na estrutura das profissões da saúde e atuantes na linha de frente do combate, menciona Cármem.

Neste cenário mundial, a coordenadora comenta que as pesquisas comprovam que a Enfermagem possui um papel fundamental na detecção e avaliação dos casos suspeitos, tendo uma atuação decisiva nas medidas de contenção e na preservação da saúde, não apenas em razão de sua capacidade técnica, mas também por se tratar da maior categoria profissional de Saúde, e a única que está 24h ao lado do paciente.

 

A graduação

Carga Horária: 4010 Horas

Duração: 10 semestres (cinco anos)

 

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br