MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Emater elaborou 18 laudos do Proagro na região

Publicada em 16/05/2020
Emater elaborou 18 laudos do Proagro na região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Grãos não estão uniformes em tamanho e alguns não amadureceram

O número de laudos do Programa de Garantia de Atividade Agropecuária (Proagro), elaborados no Rio Grande do Sul pela Emater, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), foi de apenas 18 na região. Os documentos presenciais ou remotos foram solicitados por produtores de Candiota (14) e Hulha Negra (4). Nenhum produtor de Bagé e Aceguá fez o pedido.

O Proagro é um programa do governo federal que garante o pagamento de financiamentos rurais de custeio agrícola quando a lavoura amparada tiver sua receita reduzida por causa de eventos climáticos. O programa  tem como foco  principal os agricultores que acessam o  Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), embora esteja aberto a todos dentro do limite de cobertura estabelecido na regulamentação.

Segundo assistente técnico regional de organizações econômicas da Emater, Jorge Eduardo Torres, os laudos periciais são necessários para avaliar e quantificar as perdas, fundamentais para calcular o valor da indenização que o produtor tem direito a receber. Torres explica que, na região, a Emater prioriza os pequenos produtores ligados ao Pronaf.

De acordo com o engenheiro agrícola, durante a pandemia do coronavírus, a Emater colocou à disposição dos produtores o laudo remoto e, dos 18 documentos realizados na região, apenas um foi nessa modalidade. Ele ressalta que este tipo de laudo é baseado na média do Relatório de Comprovação de Perdas (CRP) do município enquanto o presencial é direto na lavoura.

O assistente técnico enfatiza que muitos produtores não conseguem apresentar documentação necessária para solicitar o seguro agrícola e  também há, em outros casos, problemas de inadimplência. No caso dos médios produtores, a adesão de financiamento para custeio e investimentos é diretamente nas seguradoras comerciais, que também realizam os laudos.

O Banco Central (Bacen) é o administrador do Proagro e as normas que regulamentam o programa são aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). É o Bacen que faz o pagamento das indenizações, repassando os recursos para os agentes do programa. Para o agricultor não perder o direito à indenização do Proagro, ele deve estar atento às regras das duas modalidades. O agricultor terá direito à indenização se cumprir as suas obrigações.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br