ANO: 26 | Nº: 6573

José Artur Maruri

josearturmaruri@hotmail.com
Colaborador da União Espírita Bajeense bagespirita.blogspot.com.br
16/05/2020 José Artur Maruri (Opinião)

Liderança Educadora

Naturalmente, durante o período pandêmico, em que estamos submetidos à chamada "quarentena" por recomendações das autoridades médico-sanitárias, as reflexões são inadiáveis.
Com isso, nos deparamos com excelente material que o coordenador do setor de lideranças da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS), Vinícius Lousada, trouxe até o site do órgão federativo, acerca da liderança educadora.
Aliás, num trabalho e outro que é publicado no presente espaço temos chamado a atenção para o tema colocado pelo escritor supracitado.
Lousada ressalta que o período em que temos sido assolados pela Covid-19 "tem fomentado algumas aprendizagens indispensáveis à sua superação por parte da humanidade, entre as quais destacamos agora: justiça, amor e ciência. Tratam-se de virtudes necessárias à regeneração da humanidade também".
Ele prossegue:
"Essas três categorias são apontadas pelos Espíritos Superiores como indispensáveis à integração da consciência do Espírito para com a Lei Divina, portanto, para sua unidade com Deus. Elas traduzem valores a serem adquiridos pelo ser mediante o progresso incessante a ser conquistado por esforço próprio, na superação de três paixões inferiores: a injustiça, o ódio e a ignorância".
Nesse sentido, o trabalhador da FERGS assevera:
"Partindo da premissa de que a meta do Espírito, a cada reencarnação, é superar paulatinamente o domínio dessa tríade viciosa, passando a construir em si, pela auto-educação, a tríade virtuosa da justiça, do amor e da ciência, o líder educador é aquele que, antes de qualquer convite ao crescimento espiritual para os outros, assume um compromisso para consigo mesmo: educar os próprios sentimentos, ou seja, fazer florescer em si as virtudes do Espírito cônscio da Lei Natural".
Diante disso, não há como negar que nos vem à mente aquela passagem evangélica em que Jesus lava os pés dos apóstolos em testemunho simples de liderança servidora, mas de grande relevância, já que apenas escravos eram destinados a tais labores e, o fazendo, Jesus nos educava.
Enfim, fiquemos com a lição de Jesus, sem olvidarmos as lições trazidas pelo palestrante Vinícius Lousada, que conclui:
"O mundo precisa de líderes educadores, que promovam valores novos bem ilustrados na tríade apresentada pelos Espíritos, através de suas vivências, para a construção cotidiana de uma pedagogia da espiritualidade, voltada ao desenvolvimento dos potenciais espirituais dos indivíduos através do caminho das virtudes, já delineado com clareza na moral proposta por Jesus, nosso Guia e Modelo.
A hora grave em que vivemos nos pede que nos tornemos melhores para melhor intervirmos na sociedade, sem projetos messiânicos ou proselitistas, mas, norteados pelo Espírito de serviço ao próximo que a legenda "FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO" expressa em sua plenitude".

(Referências:Portal Fergs. https://www.fergs.org.br/post/precisa-se-de-l%C3%ADderes-educadores. Acesso em 14/05/2020. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, questão 1009).

José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da S. Espírita León Denis e União Espírita Bajeense
josearturmaruri@hotmail.com

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...