ANO: 26 | Nº: 6527
19/05/2020

Dias de isolamento

Foto: Reprodução JM

A jovem Lari Laila está compartilhando reflexões em formato de videos dos dias de isolamento  e enfrentamento do Covid-19, ao lado da mãe, a jornalista bajeense, Andréa Alves Artigas, em SC
A jovem Lari Laila está compartilhando reflexões em formato de videos dos dias de isolamento e enfrentamento do Covid-19, ao lado da mãe, a jornalista bajeense, Andréa Alves Artigas, em SC

Dias de isolamento

O assunto é sério! A jovem Lari Laila, filha da jornalista bajeense Andréa Alves Artigas, vai narrar, pelas redes sociais, como serão os dias de isolamento, dela e da mãe, que foram confirmadas com covid-19. Formada pela Urcamp, Andréa atua como diretora do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Balneário Camboriú. Assim como ela, o prefeito da cidade, Fabrício Oliveira, também foi contaminado. A família reside em SC; o marido de Andrea e os outros dois filhos fizeram testes, com resultados negativos. Essa foi uma forma descontraída que a jovem de 14 anos encontrou de compartilhar esse momento com outras pessoas que estão passando pela mesma situação; no caso dela, mãe e filha serão companheiras de quarto e de isolamento.

Solidariedade: Lions Dom Diogo e Bolinho Whats

No dia 8, o Lions Clube Bagé Dom Diogo, presidido por Olinda dos Santos Marrero, realizou a entrega de 198 quilos de peito de frango a empresa parceira Bolinho Whats Premium.  O empresário Leandro Borges  iniciou uma bonita ação solidária no início da pandemia e permanece mantendo a distribuição de refeições às famílias carentes. Com a doação do Lions, ficou garantido o fornecimento de 50 marmitas por 15 dias.

Parabéns!

Ontem foi dia de celebrar a passagem da data querida  de Daniele Leite, Melisa Garrastazu, George Beckman Morgado, Marlisa Fico, Rosele Bozzetto Hamm. Hoje, as atenções giram em torno do João Henrique Costa. Amanhã, quarta-feira, quem comemora aniversário é Tania dos Anjos, Cristiane Pereira, Maritza Costa, Juliano Borges, Patricia Benfica, Mara Beatriz Moglia, Elói José Thomas, Leopoldo Corrêa, Andressa Ceolin e Brunna Ayres.


NÃO ME CONVIDE PARA NADA

Fabrício Carpinejar

 

Amigos vivem me convidando para almoçar ou jantar...

Eu logo raciocino: só eu permaneço em isolamento? Fico duvidando da minha sanidade, achando que sou um idiota e venho exagerando.

De repente, estamos em casa sem sermos avisados de que o mundo inteiro já pisa na rua. Pelo jeito, nos tornaremos os últimos a abandonar a quarentena...

Há quem queira sair e confraternizar, eu pergunto: comemorar o quê? Os hospitais e cemitérios superlotados?

São mais de quinze mil mortes no país pelo coronavírus. Muitas dessas vítimas são resultados diretos de nossa alienação.

Será que apenas é possível enxergar a realidade depois das lágrimas? Não pode ser antes da dor?

Não tomar sol, não passear, não frequentar shopping, não ir ao salão, não abraçar os familiares não são privações, mas cuidados, absolutamente viáveis e possíveis...Vamos parar de falar bobagem. É uma guerra civil contra uma doença. Tédio não é sobrevivência.

#Fragmentos do texto

 

 

Comemorações & alertas

-  Domingo foi o Dia Mundial da Hipertensão. A data faz um alerta para a doença que afeta pelo menos um a cada quatro adultos brasileiros. Sendo essa uma das doenças crônicas que representam grupo de risco para a covid-19, é importante reforçar ainda mais as medidas de prevenção:

- Dia 17 também é comemorado o Dia Internacional Contra a Homofobia.

- No domingo, a EMEF Dr. Antenor Gonçalves Pereira comemorou seus 63 anos de existência.

- No dia 18 de maio foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

- O dia 19 maio de 1918 foi o marco da Fundação do “Amor e Caridade”, que em 2020 comemora 102 anos.


Live da Mistura da Terra

A farmácia de manipulação já agendou sua próxima live para hoje, terça-feira, 19, às 18h. A proposta dá continuidade ao Ciclo de Palestras, agora on-line, que a Mistura da Terra vem realizando há muitos anos. A live será com Marga Farias, psicóloga e produtora dos Florais do Sul e com a farmacêutica Ana Lúcia Garrastazu que abordaram os florais para harmonização dos pensamentos e sentimentos em período de isolamento social. Para acompanhar, é só seguir o Instagram da Mistura da Terra Farmácia (@misturadaterrabg) 


Delícias & Deliverys

Esses dias de reclusão pedem uma refeição saborosa para amenizar o período de quarentena. Além de alegrar nossas vidas, consumindo dos restaurantes e lancherias da cidade, estaremos ajudando as empresas a se manterem vivas, preservado empregos e fazendo a economia girar. Aqui, estaremos compartilhando contatos de deliverys pelo Whats. Fiquem ligados!

# Bolinho Whats Quiosque:   999539715

# Quitanda: 999053118

# Fronz choop: 999539715

# Barô Bar: 999614382,  999707735, 999225469 e 32428379

# Mosto Wine Gastro Beer: 991697816

# San Valentino: 99701-4435

# Delícias da Edu:  3241-4004 e 999681412

# Parrillita Sao Bento: 991219702

# Neisa Confeitaria: 3242-4423 e 999778896

 

 

Os desafios da educação frente à pandemia

Esse cenário emergencial que estamos vivendo tem feito educadores do mundo inteiro buscar soluções para o ensino remoto. Os desafios advindos desse novo modo de educar/aprender tem gerado muitos debates. “Os desafios da Educação frente à Pandemia” será tema de uma live que acontece amanhã, com a participação dos membros gestores da Urcamp, a reitora Lia Quintana, o vice-reitor Fábio Paz, e a pró-Reitora de Ensino, professora Virgínia Dreux. A partir das 19h.

 

Crianças em movimento

A revista Crescer sugere cinco canais do Youtube para manter as crianças em movimento durante a quarentena. A Organização Mundial da Saúde recomenda que os pequenos façam pelo menos uma hora de atividade física por dia e os adultos, ao menos, 15 minutos.  As dicas de exercícios podem ser feitas dentro de casa.

1. Yoga - (Yoga para crianças)

2. FitDance Kids & Teens

3. Treine muito com o seu Filho - Carol Borba

4. Aula de Balé criativo

4. Treino Lúdico - Zumba Kids (easy dance) - I like to move it

 

O viciante jogo Candy Crush 

Uma sugestão para os tempos de pandemia é o Candy Crush, um jogo de raciocínio lançado em 2012 que atrai milhões de jogadores: inicialmente liberado para Facebook e depois para Android, iOS e Windows Phone.  É uma forma viciante de se distrair combinando doces para alcançar objetivos variados e compartilhando vidas entre os amigos do Facebook.  Dizem que é um dos games mais jogados de todos os tempos.  O Candy Crush Saga, é a minha versão preferida, das três ou quatro que foram lançadas. São muitos os amigos desta colunista que jogam, todos linkados ao Facebook. Esse jogo é viciante sim, mas também distrai e provoca desafios a nós mesmos. Costumo dizer que o Candy Crush revela muito sobre aqueles que jogam, pela persistência, determinação e pelo foco. Hoje, Candy Crush já passou das 6 mil fases e possui jogadores frenéticos em todos os cantos do mundo. Tenho certeza que nossos leitores devem ter sugestões de outros jogos para colocar nessa lista.

 

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...