MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Daeb não descarta transposição de água de barragens particulares para Sanga Rasa

Publicada em 21/05/2020
Daeb não descarta transposição de água de barragens particulares para Sanga Rasa | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Serviço para melhorar situação da Emergencial já chegou a ser executado

A situação de estiagem que afeta o município tem feito com que o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) tome algumas providências para evitar mais horas de racionamento. Em abril, por exemplo, iniciou a transposição da água de uma reserva da Britasul até a Barragem Emergencial.  Agora, a autarquia não descarta a mesma ação para melhorar o abastecimento da Sanga Rasa, que está com 6,8 metros abaixo do nível. O transporte da água contaria com o apoio do Exército, através do 3º Batalhão Logístico (3º B Log).

Conforme o diretor do Daeb, Márcio Pestana, a transposição de água de barragens particulares para a Sanga Rasa seria inédita. “A transposição seria nova. Mas não descartamos essa possibilidade”, disse.

Desperdício

A situação se agrava a cada dia, em função da escassez de chuvas e o alto consumo, que não diminuiu significativamente mesmo com a adoção de racionamento. De acordo com o chefe do setor de fiscalização do Departamento, Jeriel Sturmer, a autarquia recebe, na média, diariamente, duas denúncias de desperdício de água, muitas delas sobre a lavagem de automóveis, calçadas e fachadas. “Em 30 dias, foram 150 denúncias e duas advertências diárias“, informa.

Projeção de tempestade

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, na tarde de ontem, um alerta de tempestade com grau de perigo para o RS, especialmente para a fronteira com Argentina e Uruguai. O aviso era válido para o início da madrugada até o final desta quinta-feira, dia 21.

Conforme o aviso (o terceiro do mês de maio), uma tempestade atingiria o Estado a partir da zero hora desta quinta-feira, valendo até as 22h. Ela teria chuva de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 mm dia, com ventos entre 60 a 100km/h, com risco de queda de granizo. Existia também o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br