MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Encaminhamento das carteiras de identidade se adapta ao modelo de Distanciamento Controlado

Publicada em 21/05/2020
Encaminhamento das carteiras de identidade se adapta ao modelo de Distanciamento Controlado | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Motorista Alef Brum foi um dos atendidos recentemente, seguindo todos os protocolos de segurança

Cuidados para evitar a propagação da Covid-19 garantem segurança no atendimento de quem precisa fazer carteira de identidade no Instituto-Geral de Perícias (IGP), no bairro Azenha, em Porto Alegre. Desde o lado de fora, a precaução já deixa marcas. No chão, faixas coloridas, instaladas de dois em dois metros, indicam onde deve ficar quem espera para fazer o documento. Na outra entrada, o atendimento é para os que vão retirar o documento. Dentro do saguão do Departamento de Identificação, os cuidados são ainda maiores.

Todo o procedimento está adaptado ao modelo de Distanciamento Controlado, instituído por decreto do governo estadual. O modelo prevê protocolos e limites para o atendimento presencial, de acordo com a situação do município. Porto Alegre foi classificada na bandeira laranja, ou seja, com risco médio, em um cálculo que leva em conta a quantidade de casos e a capacidade da rede de saúde. No caso do Departamento de Identificação, são permitidas a presença de até 50 pessoas, entre servidores e público, simultaneamente.

Antes mesmo de começar a trabalhar, os atendentes precisam preencher um formulário, relatando suas condições de saúde. Quem teve febre ou contato com alguém com Covid-19 é dispensado da escala de trabalho, que prevê revezamento nos dias da semana.

Um guichê separado atende exclusivamente idosos e pessoas com necessidades especiais. Ao fundo, as estações de trabalho foram afastadas, para fixar em dois metros o distanciamento entre as pessoas. Quem atende o público usa máscara ou escudo facial, luvas e manguitos, assim como usa constantemente álcool gel 70%. O produto é utilizado para esterilizar mesa, mouse, teclado, caneta e os escudos faciais após cada atendimento. Na hora de coletar as impressões digitais, é oferecido álcool gel para quem está sendo atendido. Só quem está de máscara pode entrar no departamento.

O motorista Alef Brum foi um dos atendidos recentemente. Ele teve os documentos roubados em fevereiro, antes da pandemia. Prestes a conseguir um novo emprego, conseguiu fazer o encaminhamento, por telefone, de um dia para o outro. “Foi tudo perfeito, bem rapidinho”, contou.

Segundo a diretora do Departamento de Identificação do IGP, Katia Reolon Bittencourt, em média, são encaminhadas 210 carteiras de identidade por dia. “É possível manter o atendimento dos serviços essenciais e, ao mesmo tempo, preservar a saúde de todos. Basta seguir à risca as recomendações e ficar atento às mudanças, já que o modelo é reavaliado a cada semana”, afirmou.

Restrições

Apesar das adaptações, o atendimento segue restrito aos casos urgentes, com necessidade comprovada por documentos. São consideradas urgências a retirada de receitas em farmácias, internações e cirurgias de emergência, casos de roubos e furtos e viagens de avião agendadas com urgência.

Em todos esses casos, é necessário apresentar documentos, como receitas médicas, boletins hospitalares, boletins de ocorrência e passagens aéreas, que comprovem o relato. A prioridade é dada para os que necessitam da identidade para receber o auxílio emergencial do governo.

Com informações do Governo do Rio Grande do Sul

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br