ANO: 26 | Nº: 6525
22/05/2020 Cidade

Daeb disponibiliza serviço de análise de água

Foto: Divulgação

Medida abrange poços artesianos ativados pela população
Medida abrange poços artesianos ativados pela população
Com a dificuldade devido ao racionamento, muitos poços artesianos que haviam sido abertos em outras estiagens foram reativados pela população. Com isso, a necessidade de realizar análise de água teve um pequeno crescimento. O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) realiza este tipo de serviço. E, segundo apurado pelo Jornal MINUANO, a procura foi pequena, mas a autarquia notou um aumento no mês de março.
Conforme a assessoria de comunicação do Departamento, em fevereiro,  foram solicitadas duas análises, em março seis e, em abril, apenas uma. O Daeb realiza dois tipos de análise: físico-química, que caracteriza a água, a cor, se tem cloro. E a biológica, que identifica se há alguma contaminação, como coliformes fecais, apontando, no caso, se é imprópria para consumo. Cada uma dessas análises é cobrada com taxas diferentes. A físico-química custa R$ 161,56 e a biológica R$ 98,01.
Para solicitar o serviço, a pessoa vai ao Daeb e é gerado um boleto. Depois de pago, é emitida uma ordem de serviço para a Estação de Tratamento de Água (ETA).  Se a coleta for na cidade, é realizada pelos próprios técnicos do Departamento. Se for na área rural, é disponibilizado um kit para a coleta, que depois é entregue na ETA, para análise.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...