MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Estruturas do CPC devem ser encaminhadas para área ao lado do Núcleo Moveleiro do Pampa

Publicada em 22/05/2020
Estruturas do CPC devem ser encaminhadas para área ao lado do Núcleo Moveleiro do Pampa | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cabines começaram a ser retiradas no Calçadão nesta semana

Após ter iniciado a remoção das estruturas do Centro Popular de Compras (CPC) ao atual local, no Calçadão, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, anunciou que a meta é instalar as 36 unidades em um terreno localizado ao lado do Núcleo Moveleiro do Pampa, na avenida Barão do Triunfo. a confirmação ocorreu após agenda com vereadores, na quinta-feira, que avaliou o futuro do CPC.
O encontro com os vereadores Antônio Carlos Gomes Garcia (Carlinhos do Papelão), Ramão Bogado (Bocão), Graziane Lara, Augusto Lara, Rafael da Silva Rodrigues (Fuca) e Ronaldo Hoesel teve como pauta principal as estruturas. Na oportunidade, Bayard detalhou todos os fatos relativos ao tema. Salientou que o projeto do município, desde o começo das tratativas, foi concebido para ser implantado na Travessa Vanda Mourão, fundos do Obino Hotel, tendo o acompanhamento do Ministério Público. Disse que o projeto foi apresentado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS (Iphae-RS), órgão que delibera sobre a ocupação e uso de toda a poligonal tombada no centro de Bagé, incluindo o Calçadão, que não acatou a proposta original, mas liberou a área do estacionamento de motos, pela rua General Sampaio, como único local possível para implantação de projeto destinado aos trabalhadores de rua. "Mesmo não sendo a área considerada adequada por nós, entendemos por aceitarmos, tendo em vista que nosso propósito sempre foi encararmos este assunto", destacou o secretário.
Após concluído o projeto e as estruturas implantadas e montadas na área, mencionou Bayard, o IPHAE demandou mais documentos e, por fim, com a troca de sua direção, em janeiro de 2019, desautorizou a permanência das bancas no local. "Acreditávamos, no entanto, que o IPHAE manteria sua posição, até porque, dissemos sempre, tratar-se de ocupação temporária até que o local definitivo fosse atingido, o que infelizmente não aconteceu", comentou.
O titular da pasta disse aos vereadores presentes que o processo de remoção já estava previsto para ocorrer antes da pandemia do coronavírus, mas que com a quarentena o procedimento só pode se iniciar nesta semana. Assim, ele aproveitou o encontro para ouvir os vereadores sobre a intenção de transferir as 36 tendas do Centro Popular de Compras. O terreno, localizado ao lado do Núcleo Moveleiro do Pampa, pertence Pa Prefeitura Municipal e, portanto, não teria ônus algum com a medida. A sugestão é que as estruturas abriguem atividades ligadas à economia solidária, colaborativa e social, servindo ainda para realização de eventos. "Mais uma vez, destaco que a destinação será acompanhada pelo Ministério Público, que de todo o teor desta situação foi sempre informado por nós", salientou Bayard.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br