MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Emater registra apenas oito produtores cadastrados no programa Mais Água Mais Renda na região

Publicada em 26/05/2020
Emater registra apenas oito produtores cadastrados no programa Mais Água Mais Renda na região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Irrigação teve baixa adesão na Campanha gaúcha

Mesmo com o aumento da área plantada de soja e com a estiagem que assola a Campanha gaúcha, a adesão ao programa Mais Água, Mais Renda do Governo Estadual foi baixa na região. Entre os municípios de Bagé, Aceguá, Dom Pedrito, Candiota e Hulha Negra, apenas 26 aderiram ao programas e, desses, apenas oito tiveram o projeto realizado pela Emater.

O Programa Estadual de Expansão da Agropecuária Irrigada "Mais água Mais Renda" foi instituído pelo Decreto N° 48.921 de 14 de março de 2012 e, posteriormente, pela Lei N° 14.244 de 27/05/2013 e alterada pela Lei Nº 14997 de 05 de maio 2017. Possui vinculação com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR, visando incentivar expansão das áreas irrigadas no Estado. A visão da Secretaria é de que a irrigação detém a função de maior seguro agrícola do Estado, garantindo o sucesso da produção primária com sustentabilidade.

Conforme o gerente adjunto da Emater Regional, Rodolfo Peske, dos 7 milhões de hectares plantados no Estado, apenas 3% contam com o pivô de irrigação. Ele salienta que uma das vantagens do programa é que o produtor já conta com a licença de operação que foi, recentemente, estendida por mais um ano, pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Nos últimos anos, foram irrigados 86,5 mil hectares, sendo que 70% nos três anos subsequentes à estiagem de 2012. Por meio da Câmara Temática da Irrigação, a expectativa é ampliar tanto a reservação de água como os projetos de irrigação, para que os agricultores tenham mais segurança em suas atividades.

Peske salienta que a irrigação ainda tem alto custo para os produtores e, normalmente, a dificuldade só é lembrada quando há estiagem. Ele salienta que o projetos foram realizados no início do programa, mas, após, houve pouca procura por parte dos produtores.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br