MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Jornalismo da Urcamp produz entrevistas com personagens marcantes nos 100 anos do Bagé

Publicada em 26/05/2020
Jornalismo da Urcamp produz entrevistas com personagens marcantes nos 100 anos do Bagé | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Jogador atuou nas décadas de 1980 e 1990 pelo clube

Por mais que as comemorações que estavam previstas tenham sido comprometidas pela pandemia, o centenário jalde-negro, que será celebrado em 5 de agosto, será lembrado com exatidão pelo curso de Jornalismo da Urcamp. Com parceria do Grêmio Esportivo Bagé, por meio dos projetos integradores da plataforma Sou I, os alunos apresentarão uma série de entrevistas, envolvendo personagens que possuem algum tipo de identificação e que tenham contribuído para os 100 anos de história. O primeiro episódio envolve o destacado meia esquerda Renato Lima Saraçol, que por sinal, é pai dos atuais jogadores Thiago Saraçol e Diego Saraçol.

"Tenho um afeto muito grande por esse clube", destaca

Renato Lima Saraçol fez parte do elenco do Grêmio Esportivo Bagé entre os anos de 1986 e 1996, sempre em paralelo ao seu emprego na Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). O meia esquerda, camisa 10 do time, conta que tem grande carinho pelo clube em que jogou a maior parte de sua carreira profissional.
Aos 59 anos, ele destaca a conquista da Divisão de Acesso, em 1993, como um momento inesquecível, além de guardar diversas lembranças, como os amigos, excelentes profissionais que teve o privilégio de jogar ao lado; gols marcados e as viagens no "Abelhão", o ônibus do time.
Entre outras conquistas em que contribuiu, destaca o acesso para série A do Campeonato Gaúcho e a taça de campeão da cidade, obtida após clássicos Ba-Guas. E ressaltou, além das conquistas em si, as emoções ao jogar futebol, como fazer um gol escutar a torcida gritar seu nome.
"Tenho um carinho e afeto muito grande pelo Grêmio Esportivo Bagé, por ter jogado a maior parte de minha carreira nesse clube centenário, pelas pessoas, jogadores e empregados do clube que por lá passaram", afirma.
Renato disse que mantém contato com os outros jogadores, mediante grupo nas redes sociais, que possuem, como integrantes, todos que participaram do Acesso em 1993. Atleta desde os 13 anos, o ex-meia esquerda iniciou no rival Guarany, em 1984. E foi justamente por lá que encerrou a carreira, em 1997. Porém, grande parte da carreira aconteceu no Bagé.

Campanha dos vídeos está aberta até quarta-feira

Além de captar entrevistas com personagens históricos, outra ação que acontece, paralelamente, é a campanha Centenário Jalde-Negro, que consiste em incentivar que torcedores e representantes do clube, mesmo de casa, demonstrem a paixão pelo Bagé, que é considerado um dos mais tradicionais do futebol gaúcho.
A ideia funciona da seguinte forma: gravar um vídeo, sozinho ou junto da família, com o celular na horizontal, com duração de, no máximo, 15 segundos, parabenizando o time. Ou se preferir, o torcedor pode mandar uma foto ou vídeo, de algum momento especial que viveu dentro do clube.
Os materiais podem ser enviados para as redes sociais do Bagé: Instagram (@gebageoficial) ou para os comentários da postagem no Facebook, relacionada à campanha, pela página @grêmioesportivobagé. Os vídeos poderão ser enviados para até esta quarta-feira.
A campanha é uma parceira do curso de Jornalismo da Urcamp, por meio da plataforma Sou I e o Bagé. Isso acontece porque a instituição de ensino, através do método de graduação I, que está há um ano e meio sendo utilizado pela Urcamp, firma parcerias com empresas para os alunos atenderem as suas demandas. Assim, faz com que os discentes tenham conhecimento de como é idealizar um projeto, e também, ajudam instituições que tenham alguma dificuldade para executar seu trabalho.
No total, são cinco projetos ativos, no campo do Jornalismo, Enfermagem e Nutrição. Para o segundo semestre do ano, a intenção é aumentar para outros cursos, como Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Administração, História e Direito.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br