MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Recuperação de barragens diminui horário do racionamento de água em Bagé

Publicada em 26/05/2020
Recuperação de barragens diminui horário do racionamento de água em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Clientes do Daeb terão abastecimento de hídrico 12 horas a cada dia

Bagé, Hulha Negra, Aceguá e Candiota registraram uma boa precipitação devido às chuvas que iniciaram na última quinta-feira. O montante, contudo, ainda não foi considerado suficiente para finalizar os problemas ocasionados pela seca que se instaurou em novembro, mas auxiliou para minimizar os efeitos da estiagem.
Bagé foi uma das mais beneficiadas e, devido à recuperação das barragens Emergencial, que está com o nível máximo, e, principalmente, a Piraí,  que recuperou quase dois metros e está com 4,50 metros negativos, diminuiu o horário do racionamento de 15h para 12h. O racionamento iniciou há dois meses e como não chovia, o Departamento de Água Arroios e Esgotos de Bagé (Daeb) ampliou para 15h, no dia 4 de maio.
A Comissão de Enfrentamento à Seca e Estiagem do Departamento se reuniu, ontem pela manhã, e decidiu retormar escala anterior, com duas escalas diferentes, das 3h às 15h e das 15h às 3h. Conforme informações da assessoria da autarquia, estão previstas chuvas para o próximo final de semana e também com mais frequência no mês de junho. Uma das preocupações, porém, é o nível da Sanga Rasa, que ainda está muito aquém, com 6,10 metro abaixo do normal.
Maior volume em Hulha Negra
A Prefeitura de Hulha Negra contabilizou, da tarde de sexta-feira até sábado de manhã, 108 milímetros. Mas, desde o inicio da chuva, na quinta-feira, foram contabilizados, no município, 171 milímetros.
Conforme a assessoria de imprensa do Executivo, ainda não é possível avaliar se a chuva foi suficiente visto que, segundo informações dos produtores, foi tardia para a safra de soja. “Os  proprietários, neste momento, estão aguardando encher os açudes”, disse a nota. Em relação ao racionamento que, desde março, é de 12h, o setor informou que não muda nada por enquanto, porque o município é abastecido por poços artesianos e não por barragens.  ]
Em Candiota, o volume também foi considerado bom. Conforme o extensionista da Emater do município, Matheus Amaral Caetano, na quinta-feira, choveu 58 mm, na sexta mais 7 mm e, no sábado, 50 mm. Ele salienta que, no acumulado do mês, foram 121 mm, enquanto a média para o período é de 91,58 mm. Caetano salienta que a chuva serviu para amenizar um pouco a situação da seca, visto que não chovia desde novembro. “Serve para a manutenção dos açudes, reabastecimento de água das cacimbas e irá auxiliar nos cultivos de inverno e pecuária”, disse.
Em Aceguá, por sua vez, a precipitação registrada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan)  foi de 82 mm. Segundo informações da agente de tratamento do órgão, Bruna Jan Leite, na quinta foram registrados 27 milímetros, na sexta mais 22mm e, no sábado, 33 mm - isso somente na sede do município, atendida pela estatal.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br