MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Banco de Leite mantém média de doações durante a pandemia

Publicada em 28/05/2020
Banco de Leite mantém média de doações durante a pandemia | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Protocolo de segurança prevê mediação da temperatura de todas as doadoras

O leite materno pode salvar vidas, o que faz da doação um ato de amor e solidariedade. Para celebrar a importância desta ação, a última semana foi marcada pelo Dia Mundial de Doação de Leite Humano, em 19 de maio. Para incentivar mais ações como esta, o Ministério da Saúde lançou uma campanha para sensibilizar e mobilizar as doações mesmo durante a pandemia da Covid-19.
O Banco de Leite da Santa Casa de Caridade de Bagé tem mantido a média, mesmo em época de quarentena. Grande parte da doação vem das mães dos bebês que estão internados no hospital e não de doações externas à instituição. A nutricionista do banco, Bárbara Corrêa Palma de Lira, explica que o número de doadoras é variável, mas a média é de 20 a 30 mulheres, que acompanham os bebês internados. Além disso, o serviço conta, ainda, com três doadoras de fora, sem vínculos com a instituição de saúde. A média de leite obtido durante as doações é de 40 a 60 litros por mês, que atende até 35 crianças.
Bárbara explica que como o banco já contava com protocolos rígidos de segurança, como o uso de touca e máscara, além da atenção à higienização. Contudo, durante a pandemia foi adotado mais um protocolo: a verificação da temperatura da doadora, a fim de verificar qualquer sintoma de covid-19.
Fora isso, antes da doação, as doadoras devem apresentar exames médicos para atestar saúde física. Para mulheres com bebês até seis meses, é solicitada a carteira de gestante com informações completas. Para mães de bebês acima de seis meses, é realizado o teste de HIV, além da análise dos exames de pré-natal. De qualquer forma, o leite doado passa por um processo de pasteurização antes de ser utilizado como parte do controle de qualidade e segurança.
Para doação externa, o banco disponibiliza os itens para as mães lactantes. Contudo, não conta com serviço de busca do leite, que deve ser entregue pela doadora. Após a ordenha, o leite materno pode ficar até 10 dias resfriado, armazenado nos frascos esterilizados doados pelo Banco de Leite.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br