MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Novos casos de coronavírus apontados por exames paralelos serão inseridos nos indicadores de Bagé

Publicada em 28/05/2020
Novos casos de coronavírus apontados por exames paralelos serão inseridos nos indicadores de Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lara e Mena atualizaram panorama da covid-19 em transmissão ao vivo

Durante uma live, realizada na tarde de ontem, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, e o secretário de Saúde do município, Mário Mena Kalil, realizaram atualização dos casos de covid-19 detectados em Bagé durante os últimos dias.
Conforme já havia sido informado anteriormente, a Unimed adquiriu testes rápidos para aplicação no corpo de médicos cooperados e familiares. Na tarde de ontem, Kalil confirmou que, destes primeiros testes, foram registrados 19 casos confirmados, mas já curados do novo coronavírus e que não oferecem risco de transmissão. Esses números serão incorporados aos indicadores do município, que atualmente registram 36 casos positivos.
O secretário explicou que o 36º caso foi confirmado na terça-feira (26), mas a situação que está sob controle com toda família do paciente testada e negativada. "Mantendo as ações de segurança e seguindo as regras do decreto, chegamos até aqui e mantivemos a situação sob controle. Mas o vírus é traiçoeiro. Não podemos baixar a guarda", apontou.
A Santa Casa de Caridade também está aplicando testes nos profissionais da saúde, o que deve elevar ainda mais os indicadores da Rainha da Fronteira. O secretário de Saúde, contudo, ressaltou que as confirmações não devem ser motivo de preocupação, já que se tratam de casos ainda do primeiro surto, já curados e, portanto, sem risco de contágio.
Além disso, a pesquisa desenvolvida pela Unipampa e aplicada em parceria com a gestão municipal já realizou a segunda etapa, com aplicação de mais 400 testes feitos, sem confirmação de nenhum caso. Dos 800 testes, entre primeira e segunda etapa, apenas um deu positivo.
Dos testes rápidos aplicados pelo município, já foram realizados 2.147, com apenas seis positivos. A equipe de epidemiologia já realizou 283 exames de PCR, cujos resultados são obtidos no Laboratório Central, em Porto Alegre. "O total realizado pela equipe da epidemiologia entre os PCR e os testes rápidos necessários foram 487, com 429 exames negativos e 36 positivos”, especifica.
O médico adiantou, ainda, que, com a chegada do frio, já começaram a dar entrada na Santa Casa de Caridade pessoas com quadro de estado gripal. "Sete estão internadas em isolamento e duas estão na UTI. Já realizamos o teste e aguardamos o resultado. Mas é normal casos deste tipo nesta época do ano. No ano passado tivemos duas ou três vezes mais casos", disse.
Cenário atualizado
Poucas cidades no Brasil viveram a mesma situação que a Rainha da Fronteira, durante a pandemia do novo coronavírus. No dia 19 de março, a confirmação do primeiro caso em Bagé causou apreensão na população. Em especial pela linha de contaminação ter iniciado justamente pela área da saúde. A estimativa era que o vírus se espalhasse com rapidez, gerando colapso no sistema de saúde.
Pouco mais de dois meses depois, entretanto, a realidade é diferente do caos esperado. Depois de ter sido a segunda cidade no Estado com maior número de casos e a décima no país, percentualmente, Bagé figurou na 21ª posição no ranking de avanço da Covid-19 no Estado, em avaliação divulgada recentemente pelo jornal Zero Hora.
O resultado positivo se deu, na avaliação do governo, pela rapidez em que as medidas de contenção foram tomadas, incluindo isolamento social, fechamento de escolas, comércio e limitação de eventos. “As ações e medidas adotadas, aliadas às atitudes conscientes da maioria da população, surtiram efeitos positivos”, avalia Divaldo Lara.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br