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Cidade

Trabalho e estudo remoto aquecem demanda por produtos de informática

Publicada em 30/05/2020

Em função da pandemia do coronavírus, a demanda pelo conserto e compras de computadores e periféricos têm aumentado durante o período de quarentena. O trabalho e as aulas ocorrendo de forma remota são, em parte, os responsáveis pela crescente demanda.
Muitas empresas optaram por designar o trabalho em home office para grande parte da equipe, que consegue desenvolver seus serviços à distância, sem contar os estudantes de diversos níveis de ensino que, através do computador e celulares, estão acompanhando suas aulas.
Um dos proprietários da .Com Informática, Eduardo Soares, confirma que aumentou a demanda de consertos em computadores e impressoras, compras de acessórios como fones de ouvido, cartuchos para impressoras, recargas de cartuchos, roteadores para potencializar a internet entre outros periféricos. "Nesse momento, é preciso ter os equipamentos funcionando perfeitamente, não apenas para os alunos, mas também para os professores que estão ministrando as aulas", comentou.
Soares avaliou que as impressoras, por exemplo, tiveram um percentual de vendas muito maior no mesmo período em anos passados.

 

Aumentam os preços dos eletrônicos

Em contrapartida, o cenário aponta para um aumento considerável nos preços dos eletrônicos, devido a falta de produção das fábricas que tiveram fechadas em função da pandemia. Isso acontece porque a China, principal origem das importações de componentes pelo Brasil, foi o epicentro da Covid-19 e onde o vírus mais impactou a saúde pública. Lá, é onde estão localizadas as maiores fábricas que fornecem componentes e insumos para os eletrônicos e celulares. Outro fator que deve ser levado em consideração é a alta valorização do dólar nas últimos meses.

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