MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Presidente da Assudoeste manifesta posição favorável à realização das eleições em 2020

Publicada em 01/06/2020
Presidente da Assudoeste manifesta posição favorável à realização das eleições em 2020 | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prefeito de Dom Pedrito adiantou opinião ao presidente da Famurs

O presidente da Associação dos Municípios da Região Sudoeste (Assudoeste) Pampa Gaúcho, Mário Augusto de Freire Gonçalves, do Progressistas, não endossa a posição da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), que manifestou posição oficial pela inviabilidade da realização das eleições em 2020, para prefeitos e vereadores, em função do impacto da pandemia do coronavírus (Covid-19).
A Assudoeste Pampa Gaúcho é composta por Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul. Gonçalves, que é prefeito de Dom Pedrito, adianta que sua opinião não reflete o posicionamento oficial da Associação regional, embora reflita o pensamento de outros prefeitos. “Penso que os representantes do municipalismo estão errando ao pedir eleição unificada”, pontua, ao salientar que aguarda uma definição rápida, sobre a data do pleito, que pode ser transferida de outubro para dezembro, ou, ainda, para 2022.
A liderança municipalista da região acredita que a unificação das eleições (representada pela possibilidade de realização do pleito em 2022), 'exclui o protagonismo das eleições municipais. “Fere a democracia e o direito do eleitor de debater os problemas da cidade. Em um momento como este (de pandemia), mais do que nunca, o eleitor quer debater e avalia seu gestor. A eleição periódica, a cada quatro anos, é um direito garantido pela Constituição. Não fomos eleitos para seis anos”, justifica.
Gonçalves não participou da videoconferência organizada pela Famurs, para deliberar sobre a realização do pleito eleitoral. O prefeito explica, porém, que conversou com o presidente da Federação, Dudu Freire, adiantando sua posição. “Se fizerem uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) unificando as eleições, entenderemos. Mas fomos eleitos para mandatos de quatro anos. As pessoas que se opõem a isso têm suas razões, mas eu não tenho medo das urnas. Prefiro lutar para que a democracia, a Constituição e o municipalismo sejam respeitados”, reforça.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br