MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Família mantém devoção a Santo Antônio mesmo sem participar das missas presenciais

Publicada em 02/06/2020
Família mantém devoção a Santo Antônio mesmo sem participar das missas presenciais | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Rafael ora em altar mantido em sua casa

A pandemia do coronavírus mudou a forma de oração das pessoas. A trezena do Santo Antônio, conhecido como casamenteiro e protetor das famílias, e muito popular entre os católicos, iniciou, no domingo, com missas presenciais às 15h e 18h30, na paróquia Nossa Senhora Conquistadora. Porém, devido à necessidade de manter as distâncias entre as pessoas, muitas famílias, mesmo as devotas do Santo, optaram por realizar suas orações em casa.

É o caso da assistente social Solange Ferraz e sua filha Ane Ferraz. Solange conta que a fé se consolidou há muitos anos, sempre com participação efetiva nas missas e, principalmente, na tradicional procissão. A crença, inclusive, foi reafirmada há cerca de quatro anos, com o nascimento prematuro de seu neto, Rafael Ferraz Dorneu.

A devota comenta que pequeno nasceu com 32 semanas, no dia 6 de junho de 2016, e precisou ficar no oxigênio, devido às dificuldades na respiração. Após quatro dias do nascimento, o quadro piorava e os médicos não conseguiam tirar o respirador do menino. “Saímos do hospital desesperadas e passamos em frente da paróquia e estava no período da trezena. Fizemos a promessa e, no outro dia, chegamos no hospital e o Rafael já estava respirando sem o equipamento. Em poucos dias, foi liberado”, relatou a devota.

Solange conta que, no primeiro ano do menino, foi realizada uma festa junina e todos os enfeites eram com a imagem do Santo. Ele, inclusive, reza no altar que a família mantém em casa. “Durante o primeiro ano, levávamos ele na paróquia todos os dias 13 de cada mês. É um menino muito esperto e inteligente”, elogia a avó.

A assistente social comenta que irá aguardar para saber como será a procissão e se haverá carreata, como foi a de Nossa Senhora Auxiliadora - no caso, somente com o uso de carros. A Trezena encerra no dia 12 de junho. No dia da festa do santo, que acontece em 13 de junho, as missas serão às 15h e às 17h. Durante as celebrações, são realizadas a bênção da saúde e distribuição de pães. O Lema deste ano é “Com Santo Antônio, Rezamos pelo fim da pandemia”.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br