MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Mário Mena Kalil e Heitor Gularte devem deixar o governo municipal

Publicada em 02/06/2020
Mário Mena Kalil e Heitor Gularte devem deixar o governo municipal | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Dois integrantes do primeiro escalão do governo bajeense devem deixar seus cargos na administração petebista até amanhã. Dentro deste prazo, as saídas do secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mario Mena Kalil, e do Procurador-Geral do Município, José Heitor Gularte, podem, pelo menos legalmente, viabilizar candidaturas majoritárias. Ambos integram a gestão municipal desde 2017.
A legislação eleitoral estabelece três prazos para desincompatibilização (conceito de Direito Eleitoral que consiste no ato pelo qual o candidato é obrigado a se afastar de certas funções, cargos ou empregos, na administração pública, direta ou indireta, para poder estar apto a disputar as eleições). A lei determina que secretários de Estado e secretários municipais que se candidatarem ao cargo de prefeito e vice-prefeito, especificamente, devem se desincompatibilizar com quatro meses de antecedência. Como as eleições de 2020 estão agendadas para o dia 4 de outubro, a data final para esta desincompatibilização encerra nesta semana.
Procurado pelo JM, Gularte confirmou as saídas dos cargos, salientando que a medida atende a um pedido do PTB. O procurador, que assumiu a presidência do diretório municipal recentemente, não fala diretamente em eleições, mas salienta que ficará à disposição do partido. Kalil, que era filiado ao DEM desde 2003, formalizou desfiliação, em abril, assinando ficha no PTB no mesmo mês. Além de experiência como secretário, o médico, que coordena o Centro Integrado de Oncologia e Mama (Ciom), foi vereador, entre 2001 e 2004.
Gularte também tem experiência em gestão. Por indicação do então secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara, o procurador presidiu a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), em 2011. Ele ainda exerceu a função de secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul em pelo menos duas ocasiões.
Com o prazo para mudança de partidos encerrado, Gularte e Kalil só poderiam disputar a prefeitura pelo PTB (como prefeito ou vice). O prefeito Divaldo Lara, eleito pela legenda, em 2016, teria, naturalmente, a preferência por uma candidatura à reeleição. Ocorre que o chefe do Executivo bajeense aguarda decisão de recurso, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contra posição do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), em Ação de Investigação Judicial Eleitoral, que declarou sua inelegibilidade.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br