MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Ministério da Agricultura libera trânsito de animais entre o RS e alguns estados

Publicada em 04/06/2020
Ministério da Agricultura libera trânsito de animais entre o RS e alguns estados | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou, na quarta-feira (3/6), o trânsito de bovinos e bubalinos entre o Rio Grande do Sul e os Estados do Paraná e do Bloco I, que inclui Acre, Rondônia e regiões do Amazonas e do Mato Grosso. A medida deve minimizar os impactos das restrições impostas em dezembro do ano passado e abril deste ano, sem prejuízo das garantias sanitárias que fundamentam o pleito brasileiro.

No Ofício 121/2020, o Ministério considera que estes Estados e regiões estão em fase de transição, cumprindo os requisitos necessários para o pleito de zonas livres de febre aftosa sem vacinação junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), com regramentos e controles sanitários consonantes. "A liberação do trânsito para estes Estados é uma demanda da secretaria encaminhada ao Ministério da Agricultura. Uma excelente notícia, já que aproximadamente 50% do gado em pé é comercializado para o Paraná", afirma o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho.

O novo ofício anula as Instruções Normativas SDA 37, de 27 de dezembro de 2019, e 23, de 29 de abril de 2020, que proibiam o ingresso e a incorporação de animais vacinados entre o Rio Grande do Sul e esses Estados.

Santa Catarina e Paraná já são considerados Estados livres de aftosa sem vacinação. O Rio Grande do Sul está buscando o mesmo status. Em agosto, uma auditoria do Mapa deve avaliar a condição sanitária do Estado.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br