MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura de Aceguá esclarece caso de covid-19 e Lavras do Sul adota toque de recolher

Publicada em 04/06/2020
Prefeitura de Aceguá esclarece caso de covid-19 e Lavras do Sul adota toque de recolher | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Após teste rápido apontar positivo para servidor municipal, Executivo fará análise de pessoas que tiveram contato com ele

O prefeito de Aceguá, Gerhard Martens (Doutor Geraldo), junto ao enfermeiro infectologista, Diego Codevilla, e a secretária de Saúde do município, Valtraut Kroker, participaram de uma live, transmitida através do Facebook, na tarde de ontem, para informar a população sobre o caso do servidor que foi diagnosticado com covid-19 a partir da aplicação de testes rápidos.
Conforme o Jornal MINUANO já havia adiantado em sua edição digital, trata-se de um profissional que atua no setor de transporte da Secretaria de Saúde daquele município.  Contudo, diferente do que havia sido informado anteriormente, foram aplicados dois testes rápidos, mas apenas um deles apontou a presença do vírus. Assim, o servidor teve material coletado e encaminhado para exame de PCR, no Laboratório Central de Porto Alegre.
Codevilla adianta que o caso deve ser computado a Bagé, já que o servidor trabalha em Aceguá, mas reside na Rainha da Fronteira. De qualquer forma, o diretor do serviço de emergência destaca que o caso acendeu a luz amarela, já que o vírus circulou pela cidade.
Agora, os profissionais da saúde estão realizando um rastreio para testar todos que tiveram contato com o servidor diagnosticado. "Os servidores mais próximos, que têm contato diário com ele, já foram testados e devem ser testados novamente em 10 dias", adianta Codevilla. Até o momento, já foram aplicados mais de 50 testes rápidos em profissionais da Saúde e pessoas que trabalham no atendimento ao público, mais propensas ao contágio. Apenas um caso foi positivado.
O enfermeiro adiantou, ainda, que o município realiza o acompanhamento de 17 pessoas que estão com sintomas de síndrome gripal, mas não há nenhum caso suspeito no município. "São dados muito positivos, se for ver como está a doença no Estado e na nossa região. Estamos conseguindo manter os números controlados, com diagnóstico precoce", apontou.
Já o prefeito garantiu que o município está preparado para lidar com possíveis casos que possam surgir e, inclusive, relembrou que mesmo antes do registro do primeiro caso na região, Aceguá já havia encaminhado profissionais para treinamento de coleta de material para exames, além de ter garantido a compra de 250 testes rápidos. "Sabíamos que, mais cedo ou mais tarde, o vírus chegaria na região e no município", disse.
Além disso, a gestão municipal mantém contato direto com as autoridades uruguaias, responsáveis por organizar as ações de combate ao coronavírus no lado oriental de Aceguá. As cidades gêmeas tem mantido ações de parceria entre as fronteiras, inclusive realizando a vacinação de alguns moradores do lado uruguaio contra Influenza H1N1.
Outra questão destacada por Martens foi a manutenção do controle das entradas da cidade. Apesar de manter o fluxo de entrada e saída do município de forma organizada, o prefeito aponta que alguns casos ainda são necessários, como o transporte dos servidores da Prefeitura que residem na Rainha da Fronteira. "Grande parte dos funcionários mora em Bagé, então mantivemos o ônibus que traz o pessoal, mas com todos os cuidados necessários, com higienização do transporte e com lotação máxima de 50% da capacidade", explicou.
Já a secretária de Saúde, Valtraut Kroker, apontou a importância de atingir o público-alvo da campanha de vacinação contra Influenza H1N1, que previne quadros gripais que possam mascarar sintomas do covid-19. Até o momento, foram vacinadas 68% do público-alvo formado por crianças de até 5 anos incompletos; 92% das gestantes; 100% dos trabalhadores da saúde; 83% das puérperas; 100% dos idosos; e 56% atingidos da faixa etária de 55 a 59 anos.
Uma segunda fase de testagem, para mapeamento da situação do município, já está em planejamento e deve aplicar mais 50 testes em pessoas que atuam no atendimento ao público no comércio e profissionais da linha de frente do combate ao vírus, de forma aleatória.
Panorama regional
Até o fechamento desta edição, a região contava com 88 casos confirmados, sendo 65 deles registrados em Bagé, um em Candiota, 16 em Dom Pedrito e seis em Lavras do Sul. Hulha Negra, até o momento, é o único município que não registrou caso de covid-19.
Além disso, Bagé conta com 18 casos suspeitos. Lavras do Sul é o município com o maior número de suspeitos, com 42 pessoas na lista. Candiota tem três suspeitos e 23 pessoas sendo monitoradas, enquanto Dom Pedrito conta com dois suspeitos e 13 pessoas sob monitoramento.
Restrições
Em virtude da crescente de suspeitas, o prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes, publicou novo decreto, com novas determinações para enfrentamento da covid-19 no município. O principal deles é a implantação do toque de recolher, das 22h às 6h. O documento autoriza a Brigada Militar a auxiliar nas fiscalizações e em casos de não-cumprimento das determinações. Entretanto, não serão autuados os cidadãos que comprovarem que estão em deslocamento de casa para o trabalho, ou vice-versa, e para atendimento médico.
A medida também envolve bares, restaurantes, lanchonetes, trailers e afins, que poderão funcionar com atendimento ao público somente das 11h30min às 14h. Há a exigência de um distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas. Fica proibido o contato dos clientes com o buffet. Após o horário, o trabalho será permitido apenas com tele-entrega, e até as 22h, sob pena de multa e interdição. Também está vedado o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos.
Quanto ao comércio varejista, o horário permitido será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h. Há uma exceção para farmácias e postos de combustíveis, que poderão operar aos domingos, das 8h às 17h. As farmácias, especificamente, podem disponibilizar atendimento por telefone, das 14h às 22h.
Ainda por cima, os estabelecimentos comerciais precisam atender todas as restrições e exigências das organizações públicas de saúde. Por fim, o decreto também suspende por 15 dias a realizações de eventos em Lavras do Sul. Inclusive, excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br