MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Bioma em foto

Publicada em 06/06/2020
Bioma em foto | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Imagem registrada em Candiota, abril de 2020.

As cigarras são insetos que pertencem à ordem Hemíptera. Esses insetos possuem um longo período de transformação, chamado de metamorfose. A reprodução ocorre nas árvores e, quando os ovos eclodem, as ninfas ou "larvas" jovens descem das árvores em direção ao chão para poder entrar na terra em busca de alimento. Dependendo da espécie de cigarra, as ninfas podem ficar de um a dezessete anos se alimentando da seiva das raízes das árvores. Depois de determinado período, as ninfas sobem nas árvores e sofrem a "ecdise", tornando-se adultas e prontas para a reprodução. No Brasil, as cigarras começam a "cantar" nos meses mais quentes do ano; as cigarras masculinas produzem um zumbindo agudo e alto característico desses animais, que serve para atrair fêmeas e também para se defender de possíveis predadores. Existe a crença de as cigarras "explodem" quando cantam, o que não é verdade, na realidade o que encontramos presos nas árvores são as "cascas" que são o resultado da última "ecdise" que o animal fez para chegar a fase adulta. (Texto: Wellington Vasconcelos de Souza, Acadêmico da Graduação I – Módulo I: Estudo da Vida – Ciências Biológicas da Urcamp). Para saber mais sobre essa ou outras espécies da flora e fauna no Bioma Pampa, entre em contato com o curso de Ciências Biológicas da Urcamp. O telefone para contato é o (53) 3242-8244, ramal 212.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br