MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Com isolamento social e aulas virtualizadas, Urcamp se destaca com qualidade das atividades desenvolvidas pela internet

Publicada em 06/06/2020
Com isolamento social e aulas virtualizadas, Urcamp se destaca com qualidade das atividades desenvolvidas pela internet | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Doutorando na Argentina, Andrade falou sobre fortificações

Para garantir a continuidade do ensino de qualidade durante a pandemia, a Urcamp adotou o modelo de aulas virtualizadas, além de eventos como palestras on-line e webconferências. E essa modalidade abre um leque de possibilidades, estreitando laços e encurtando distância entre grandes nomes de profissionais e os estudantes da Instituição.
Mesmo antes do cenário de isolamento e suspensão de atividades que vieram na esteira da pandemia de covid-19, a Urcamp já estava preparando os professores para lidar com ferramentas de metodologias ativas e transformação digital em sala de aula. Essas capacitações ocorriam desde o segundo semestre de 2018, quando a instituição de ensino começou o processo de adaptação do currículo para a Graduação I e para implantação do Ensino a Distância (EaD).
Já em 2019, a Urcamp já contava com um ambiente muito mais familiarizado com ferramentas virtuais, já que o novo currículo de ensino abria a possibilidade de até 20% das aulas serem realizadas de forma semipresencial. Com o início do isolamento como forma de combate á pandemia, o que vinha sendo implantado, gradualmente, se tornou uma necessidade. A partir de março, todas as aulas foram virtualizadas e os eventos, como palestras e seminários, também migraram para os ambientes digitais.
Um dos exemplos com grande atividade virtual é o curso de Jornalismo, que tem mantido uma média quase semanal de palestras. E esses encontros em ambientes virtuais abrem espaço para os profissionais que atuam no exterior dividir suas experiências com os alunos. Um deles foi o jornalista Lucas Rohan, que atualmente mora em Portugal, e falou sobre políticas, redes sociais e comunicação; ou a doutoranda em Cinema, Bruna Lucas, que participou de uma videoaula direto da Inglaterra, onde mora.
Coordenador do curso, Glauber Pereira explica que o curso sempre primou pela qualidade das atividades, com profissionais de renome e currículos interessantes para dar a oportunidade dos acadêmicos travar conhecimento com diversas frentes de atuação. Contudo, a migração das aulas como necessidade durante o isolamento acabou se mostrando positiva, em certos aspectos. "Do ponto de vista do ensino, tivemos grandes vantagens, pois conseguimos manter a qualidade das aulas e eventos. E facilitou, porque estes grandes profissionais não precisam mais se deslocar para participar de uma atividade aqui. Tornou o processo mais dinâmico e interessante, enriqueceu as aulas", destaca.
E não apenas profissionais de fora do país participam das atividades. Os eventos virtualizados também abrem a possibilidade de profissionais da ativa, grandes nomes do Jornalismo no Estado, participarem dessas atividades sem ter necessidade de deslocamento. Nas últimas duas semanas, os acadêmicos puderam aproveitar uma live com a jornalista Alice Bastos Neves, apresentadora do RBS Esportes, e outra com Luiz Artur Ferrareto, nome que é referência na bibliografia dos cursos de Jornalismo, e que, recentemente, criou uma cartilha sobre como comunicar em tempos de covid-19.
O sucesso das ações da Urcamp foram percebidos e bem recebidos também fora da comunidade acadêmica. Inclusive, a Secretaria de Educação do município solicitou auxílio dos professores da instituição de ensino superior para orientar e preparar 74 professores da rede municipal de ensino para o desafio de preparar videoaulas. "Isto é muito legal porque é uma prova do reconhecimento geral do desempenho da Urcamp no trabalho que vem realizando durante o distanciamento", explica Pereira.
Ainda dentro do mesmo cenário, o curso de Psicologia também procurou se organizar na pandemia de forma a pensar em alternativas positivas e em momentos de trocas de experiências significativas com os alunos. "Os encontros tem sido de muito aprendizado a todos nós, professores e alunos. Talvez, para participar de uma palestra com esses profissionais, precisaríamos nos deslocar até outras cidades onde os eventos e cursos acontecem", explica. Até o momento, o curso já realizou seis videoconferências e o colegiado está planejando mais algumas atividades on-line abertas ao público.
O curso de Farmácia também tem se mostrado bem ativo nas redes, com uma série de videoaulas e webconferências. O coordenador do curso, Guilherme Cassão Bragança, destaca que a distância não tem sido agravante no momento do isolamento e, inclusive, facilitou no momento de convidar profissionais de alto nível científico para participar das atividades junto aos acadêmicos. "Vimos várias possibilidades que antes não seriam viáveis, como trazer para perto dos alunos, e da comunidade egressa do curso, profissionais de altíssimo grau de conhecimento, que em momentos presenciais não teríamos condições financeiras e logísticas", explica.
Entre os destaques destas atividades virtuais, Bragança aponta uma aula remota sobre Judicialização de Medicamentos, com Everton Borges, representante do Conselho Regional de Farmácia e a conferência com a médica Paula Fernandes Távora, coordenadora do curso de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. "A distância não foi limite para essa interação", aponta.
Os acadêmicos de História também estão aproveitando as atividades virtuais para manter contato com profissionais de destaque, principalmente em assuntos relacionados a Gestão e Preservação do Patrimônio, que é assunto componente curricular deste semestre. Até o momento, conforme explica a coordenadora do curso, foram realizadas três videoaulas sobre o assunto contando com a experiência de professores da FURG e UFSM. "Tem enriquecido muito as aulas, com trocas de conhecimento significativas. Os alunos estão aproveitando e gostando muito. Inclusive, vamos fazer uma atividade de apreciação das videoaulas, mostrando entendimento e a conexão entre as três", conta a coordenadora.
No dia 27, foi a vez do historiador Gustavo Andrade, que está realizando o doutorado na Argentina, falar sobre Patrimônio e Fortificações ."Pude perceber pela participação ativa dos alunos, seus valores e preparo. Isso é incentivador e recompensa o professor, certamente por saber que estão sendo formados excelentes historiadores", destacou.
Atividades abertas ao público
Pró-reitora de Ensino da instituição, Virgínia Paiva Dreux aponta que o ambiente virtualizado tem acrescentado ainda mais qualidade às aulas, com ferramentas que permitem dinamizar o ensino. Mesmo que ainda não seja possível marcar um dia para o retorno das aulas presenciais, pós-distanciamento e após a minimização dos riscos de contágio por covid-19, ela adianta que as atividades no ambiente virtual devem ser incorporadas ao dia a dia dos cursos. "Os eventos on-line têm chamado muito a atenção na qualidade que acrescenta neste tempo de atividades remotas. O distanciamento nos permitiu perceber como é fácil organizar essas atividades e já pensamos em adotá-las para complementar as aulas presenciais no futuro", adianta.
O calendário com todas as atividades virtuais organizadas pelos cursos de Graduação da Urcamp está disponível no site da instituição. É importante ressaltar que muitas delas são abertas à participação da comunidade e gratuitas.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br