MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Acordo com Uruguai pode viabilizar instalação de Centro de Operações Integradas em Aceguá

Publicada em 08/06/2020
Acordo com Uruguai pode viabilizar instalação de Centro de Operações Integradas em Aceguá | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Planejamento confere destaque às cidades-gêmeas

Em fase de negociação, o protocolo que deve ser firmado entre o Uruguai e o Estado do Rio Grande do Sul para medidas de combate ao coronavírus (Covid-19) nas cidades-gêmeas da fronteira deve ser finalizado até o dia 15 de junho. O compromisso, que abrange Aceguá, será firmado a partir de um acordo bilateral entre o Brasil e o país vizinho.
Além de adotarem as mesmas regras de distanciamento e de abertura do comércio, as cidades irmãs vão promover testagem conjunta contra a doença e estabelecer um mecanismo único de controle da proliferação da covid-19. Como regra geral, valerão as normas das bandeiras do plano de distanciamento controlado gaúcho em um raio de 50 km da fronteira com o país vizinho. As cidades de Santana do Livramento e Rivera devem ser as primeiras a colocar a integração em prática, em um projeto-piloto.
Idealizador do acordo, o deputado Frederico Antunes, do Progressistas, presidente da Comissão do Mercosul na Assembleia Legislativa, se reuniu na sexta-feira, 5, com o prefeito de Livramento, Ico Charopen, do PDT, a intendente de Rivera, Alma Galup, e o presidente da Comissão de Assuntos Internacionais do Uruguai, deputado Marne Osorio.
O grupo foi até Rivera e, por teleconferência, discutiu os termos da cooperação com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann e o embaixador Nelson Chabén, representante do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai. "Vamos firmar regras em conjunto e unificar os testes, não apenas por questões epidemiológicas e sanitárias, mas para evitar situações díspares nos dois lados da fronteira", disse Frederico
Além de Livramento e Rivera, as cidades que farão parte do acordo são Aceguá e Acegua; Quaraí e Artigas; Barra do Quaraí e Bella Union; Chuí e Chuy; e Jaguarão e Rio Branco.
A intenção da equipe que participa das tratativas é que, na terceira semana do mês, o pacto seja assinado em conjunto pelo governador Eduardo Leite e pelo presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, em uma cidade da fronteira.


O que deve constar no protocolo conjunto

Criar Centros de Operações Integrados (COIs) nas cidades-gêmeas;

Fortalecer ações sanitárias únicas entre as cidades-gêmeas;

Estabelecer um consenso técnico epidemiológico entre Brasil e Uruguai para lidar com casos suspeitos e confirmados;

Buscar mecanismos de controle único do coronavírus nos dois países;

Convênios para diagnosticar a doença mediante testes rápidos;

Criar um sistema para troca de informações entre os países;

Criar regulamentações únicas para uso de máscaras, regras de transporte coletivo, transporte de carga, distanciamento e controle de temperatura

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br