MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Rodrigo Tavares lança versão física de "Ainda que a terra se abra" nesta semana

Publicada em 08/06/2020
Rodrigo Tavares lança versão física de
Tavares integra seleção de colunistas do Jornal MINUANO

A partir desta semana, os bajeenses poderão conferir a versão física do livro "Ainda que a terra se abra", do escritor Rodrigo Tavares. A quinta obra do autor conterrâneo teve o lançamento suspenso em abril, em função da pandemia de Covid-19. Como a obra já estava em pré-venda, foi lançada apenas em versão e-book. Agora, os leitores poderão conferir a edição impressa do livro, que traz o selo da Editora Taverna e chega às prateleiras da LEB nos próximos dias.
O título remete ao tradicional poema "Martin Fierro", escrito pelo argentino José Hernández, importante expoente da cultura gaúcha. O personagem central do livro de Tavares também se chama Martin como homenagem à epopeia platina. Da mesma forma, outros dois personagens do livro trazem em seus nomes homenagens a grandes obras da literatura - Bibiana, do épico gaúcho O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo; e Aramis, da épica aventura Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas.
Na trama de "Ainda", o pampa novamente permeia a obra de Tavares, com o retorno do professor universitário Martin ao Sul, após o falecimento do patriarca da família. A partilha da herança costura seu reencontro com o passado, com sonhos abandonados e com tragédias que teimam em não se deixar esquecer. Ao reencontrar sua irmã mais velha, Bibiana, o personagem não consegue esconder o desconforto ao vê-la ocupando o lugar do pai, com uma naturalidade que ele jamais imaginara. Ao regressar, Martin vai descobrir que não foi apenas a irmã que mudou em sua terra natal.
Tavares aponta que apesar de lamentar não ter oportunidade de comemorar o lançamento com amigos e leitores após três anos de criação, percebeu um lado positivo: "Mostrou a força que a literatura regional tem, com muitos exemplares vendidos na pré venda e - o mais inusitado - confirma a força do regional no cenário nacional: 70% das vendas são pra fora do Rio Grande do Sul, de Belém do Pará, Manaus, inteiros de São Paulo e Minas Gerais. E oportuniza que nesse momento difícil, levar literatura e arte para as pessoas".
Inclusive, as vendas fora do estado surpreenderam o autor, já que ele ainda não tem o retorno da obra em um âmbito mais regional: "Outra lição que tirei: há muito espaço a ser conquistado no RS. Não sei se as pessoas aqui estão lendo menos ou se tem preconceito com seus autores. É uma resposta que ainda não tenho".
A versão e-book da obra está disponível desde abril nas plataformas digitais e a versão impressa chega às livrarias nesta semana, inclusive na LEB, em Bagé.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br