MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Cloroquina e hidroxicloroquina estão em falta nas farmácias de Bagé

Publicada em 09/06/2020
Cloroquina e hidroxicloroquina estão em falta nas farmácias de Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Eficácia dos medicamentos para tratamento da Covid-19 ainda está sendo pesquisada

Entre os medicamentos mais testados para utilização no tratamento do novo coronavírus, a cloroquina e hidroxicloroquina estão em falta nas farmácias de Bagé. O uso dos remédios, que haviam sido suspensos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por uma questão de segurança, voltou a ser estudado pelo órgão, na semana passada. Em Bagé, segundo apurado pelo JM, a procura por ambas as medicações aumentou.   

Conforme a farmacêutica de uma rede, Jessica Boer, no início da pandemia, houve o aumento da demanda e as pessoas passaram a procurar a medicação. Ela explica que o medicamento está em falta nas distribuidoras, desde 30 de março, quando foram liberados os testes. “Até as pessoas que necessitam o medicamento para outras enfermidades estão com dificuldade para conseguir”, salienta.

Em outra rede, a dificuldade é a mesma. Segundo o atendente Hamilton Oliveira, aumentaram os pedidos e a procura, mas não há remédio disponível.  Ele explica que as pessoas que precisam da medicação para outros tratamentos acabaram prejudicadas pelo uso indevido, que ocasionou o "sumiço" nas distribuidoras. “Acredito que somente os hospitais podem fornecer”, comenta.

A funcionária de uma farmácia, Elisa Navarrina Veleda, diz que, desde início da pandemia, as pessoas procuram, mas não têm o medicamento em seu estoque. “A venda é somente com prescrição médica”, enfatiza. Além disso, em uma das redes, o remédio era vendido por R$ 86,70, entretanto há outras marcas genéricas, mais baratas.

Desde março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enquadrou a hidroxicloroquina e a cloroquina como medicamentos de controle especial. A medida é para evitar que pessoas que não precisam provoquem um desabastecimento no mercado. A falta dos produtos, se ocorrer, pode deixar os pacientes com malária, lúpus e artrite reumatoide sem os tratamentos adequados.

A Anvisa recebeu relatos de que a procura pela hidroxicloroquina aumentou depois que algumas pesquisas indicaram que este produto pode ajudar no tratamento da Covid-19. Apesar de alguns resultados promissores, não há nenhuma conclusão sobre o benefício do medicamento. Ou seja, não há recomendação da Anvisa, no momento, para a sua utilização em pacientes infectados ou mesmo como forma de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus.

Como ficam os pacientes que já precisam do medicamento?

Os pacientes que já fazem uso do medicamento poderão continuar utilizando sua receita simples para comprar o produto, durante o prazo de 30 dias. A receita será registrada pelo farmacêutico, que já está obrigado a fazer o controle do medicamento no momento da venda.

A nova categoria significa que o remédio só poderá ser entregue mediante receita branca especial, em duas vias. Médicos que fazem a prescrição de hidroxicloroquina ou cloroquina já devem começar a utilizar este formato.

A hidroxicloroquina já estava enquadrada como medicamento sujeito à prescrição médica. Com a nova categoria, a venda irregular pelas farmácias é considerada infração grave.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br