MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Governo do Estado revoga decreto que antecedeu criação do Polo Carboquímico de Candiota

Publicada em 09/06/2020
Governo do Estado revoga decreto que antecedeu criação do Polo Carboquímico de Candiota | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Legislação em vigor desde 2017, tratando sobre política estadual para o mineral, tornou sem efeito o decreto de 1990

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do PSDB, revogou o decreto 33.682, editado em outubro de 1990, que delimitava a área do Pólo Energético de Candiota. Na prática, a medida havia perdido efeito por conta da lei que criou a Política Estadual do Carvão Mineral e instituiu o Polo Carboquímico de Candiota, em vigor desde 2017.
A norma integra uma lista de 300 decretos revogadas em uma ação conjunta entre o Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo, liderado pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, e a Casa Civil. Desde o início da gestão, o chamado "revogaço" avaliou 21.332 decretos estaduais e já eliminou 19.930 por excesso de burocracia (18.430 exauridas pelo tempo e o restante por outras razões).
O texto revogado incluía, na área do Pólo Energético de Candiota, os municípios de Bagé, Pinheiro Machado e Herval. A região era delimitada, ao norte, pelo divisor entre as bacias do rio Jaguarão e do arroio Candiota com a do rio Camaquã; a oeste, pelo divisor entre as bacias dos rios Jaguarão e Negro; ao sul, pela fronteira com o Uruguai, rio Jaguarão e arroio do Bote; e a leste, pelo divisor entre as bacias do arroio Candiota e do rio Piratini.
O decreto considerava decisão tomada pelo Ministério de Minas e Energia, em outubro de 1986, que definia a região de Candiota como área prioritária de exploração do carvão para a termeletricidade. A medida criava, ainda, o Grupo Coordenador do Plano Diretor Regional do Pólo Energético de Candiota, integrado pelas secretarias de Energia, Minas e de Comunicações. A legislação que criou o Complexo Carboquímico da Campanha também estabelece um comitê gestor.
O Complexo, porém, tem abrangência maior, alcançando o território dos municípios de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pinheiro Machado e Pedras Altas. A legislação ainda em vigor criou o Programa de Incentivo ao Uso Sustentável e Diversificado do Carvão Mineral do Rio Grande do Sul (Prócarvão–RS) e estabeleceu critérios para utilização das cinzas originadas da transformação do carvão mineral.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br