MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Expectativa é que junho registre chuva dentro da média em Bagé

Publicada em 10/06/2020
Expectativa é que junho registre chuva dentro da média em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Meteorologia projeta precipitação próxima de 50mm ao longo dos próximos dias

por Rômulo Rodrigues
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

Nos últimos meses, Bagé vem enfrentando mais um racionamento de água devido à já característica estiagem pela qual a cidade passa durante o verão e à consequente diminuição de níveis dos reservatórios. Em razão disso, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb) decidiu, em meados de março, reduzir o tempo de abastecimento, dividindo a cidade em dois setores, medida que dura até o presente momento. Mas o mês de junho tem reservadas boas expectativas para a população.
Segundo informações do Instituto Climatempo, o resto da semana deve ser assinalado por dias chuvosos na Rainha da Fronteira. A previsão é de que nos próximos quatro dias, somados, a precipitação chegue a 55 milímetros.
Nesta quarta-feira, 10 de junho, o dia deve ter nevoeiro ao amanhecer, sol com muitas nuvens, e pancadas de chuva chegando ao fim da tarde. A temperatura mínima prevista é de 6ºC e a máxima de 18ºC. A chance de chuva será de aproximadamente 90% e com volume de apenas 5mm.
Na quinta-feira, 11 de junho, o feriado de Corpus Christi deve ser de chuva, principalmente durante o período da tarde. A temperatura, inclusive, pode aumentar, com mínima de 12ºC e máxima em 20ºC, com o volume de precipitação chegando aos 15 mm.
Para a sexta-feira, 12 de junho, Dia dos Namorados, a previsão é de mais 30 mm - maior volume projetado. O dia deve começar chuvoso pela manhã, com leve melhora ao meio-dia. À noite, tempo firme. A temperatura volta a aumentar, 16ºC de mínima e 22ºC de máxima.
Já no sábado, 13 de junho, sol com pancadas de chuva durante a manhã, chuva durante à tarde e tempo nublado no período da noite devem ser as características preponderantes, com 70% de chances de chuva e volume de aproximadamente 5 mm. O frio intenso, a partir da data, volta para região, com a mínima chegando a 5ºC e a máxima indo a 15ºC. O volume de chuva previsto é de mais 5 mm.
Junho, que costuma ser um dos meses menos chuvosos em Bagé, deve seguir uma tendência um pouco diferente em 2020. Até então, o Daeb registrou 28 milímetros. Se somado com os 55 milímetros previstos para os próximos quatro dias, o volume chegaria a 83 mm. Para efeito de comparação, a média histórica de chuva em junho é de 84 mm.
Os efeitos dessa pluviosidade já começam a ser sentidos pela população, com o tempo de racionamento que chegou a ser de 15 horas, sendo reduzido para 12 horas. Os resultados também se fazem visíveis no nível das barragens que, mesmo abaixo do normal, já mostram sinais recuperação. A Sanga Rasa está 6 metros abaixo do nível normal. A barragem do Piraí contra com 4,10m negativos, enquanto a Emergencial está cheia.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br